Ver registro simples

Artigo de periódico

As cinco funções das normas estatais e o sofisma da prevalência do negociado sobre o legislado

dc.contributor.authorFlorindo, Valdir
dc.contributor.authorWerneck, Thomaz
dc.date.accessioned2025-08-22T18:46:24Z
dc.date.available2025-08-22T18:46:24Z
dc.date.issued2025-06
dc.identifier.citationFLORINDO, Valdir; WERNECK, Thomaz. As cinco funções das normas estatais e o sofisma da prevalência do negociado sobre o legislado = The five functions of state regulations and the sophistry of the prevalence of what is negotiated over what is legislated. Revista do Tribunal Superior do Trabalho, Porto Alegre, v. 91, n. 2, p. 37-53, abr./jun. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12178/254596
dc.description.abstract[por] Analisa criticamente a tese da prevalência do negociado sobre o legislado no direito do trabalho brasileiro, à luz da jurisprudência recente do Supremo Tribunal Federal (Tema n. 1.046) e da experiência histórica da construção normativa trabalhista. Sustenta-se que a contraposição entre normas estatais e normas coletivas constitui um falso antagonismo. A partir da valorização da negociação coletiva como espaço de inovação setorial e progressividade social, defende-se que as normas estatais cumprem cinco funções essenciais: (i) proteção do núcleo de direitos indisponíveis; (ii) constituição de um ecossistema normativo equilibrado; (iii) atuação subsidiária em contextos de ausência negocial; (iv) fomento à inovação setorial; e (v) afirmação pedagógica e cultural dos valores do trabalho. Propõe um modelo normativo dialógico e complementar, no qual o legislado e o negociado se fortalecem mutuamente, em coerência com os princípios do estado democrático de direito.pt_BR
dc.description.abstract[eng] This paper critically analyzes the thesis of the prevalence of what has been negotiated over what has been legislated in Brazilian Labor Law, in the light of recent Supreme Court case law (Theme no. 1,046) and the historical development of labor rules. It argues that the supposed antagonism between state rules and collective rules is a false dichotomy. While recognizing collective bargaining as a space for sectoral innovation and social progress, the paper contends that state labor norms fulfill five essential functions: (i) protecting the core of unavailable rights; (ii) establishing a balanced normative ecosystem; (iii) serving as a fallback mechanism in the absence of negotiated instruments; (iv) enabling innovation through normative stability; and (v) asserting pedagogical and cultural values that promote social justice. The study proposes a dialogical and complementary normative model in which statutory and negotiated norms mutually reinforce each other, in accordance with the principles of a democratic rule of law.pt_BR
dc.description.tableofcontentsO negociado como fonte de inovação setorial e fomento à progressividade social -- A superação da concepção do direito do trabalho legislado como dádiva estatal -- As cinco funções das normas heterônomas estatais -- Conclusão: por um equilíbrio normativo criativo e sustentávelpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofRevista do Tribunal Superior do Trabalho: vol. 91, n. 2 (abr./jun. 2025)pt_BR
dc.subjectAcordo coletivo de trabalho, Brasilpt_BR
dc.subjectContrato de trabalho, Brasilpt_BR
dc.subjectNegociação coletiva de trabalho, Brasilpt_BR
dc.subjectEstado social de direito, Brasilpt_BR
dc.subjectLegislação trabalhista, Brasilpt_BR
dc.subjectContrato de trabalho, aspectos socioeconômicos, Brasilpt_BR
dc.titleAs cinco funções das normas estatais e o sofisma da prevalência do negociado sobre o legisladopt_BR
dc.title.alternativeThe five functions of state regulations and the sophistry of the prevalence of what is negotiated over what is legislatedpt_BR
dc.type.genreArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.rvbisysin00001532820
dc.relation.ispartoflinkhttps://hdl.handle.net/20.500.12178/252775pt_BR
dc.identifier.doi10.70405/rtst.v91i2.154

Thumbnail

Coleção

Ver registro simples