O ensino do Direito do Trabalho insere-se em um campo mais amplo de investigação, que é o do ensino do Direito. Suscita, pelo menos, três tipos de indagações: quais os objetivos que lhe são reservados? Que métodos de estudos seriam de se considerar para o alcance de tais objetivos? Seriam passíveis de adoção e de aplicação, indistinta e uniformemente, às sociedades desenvolvidas e às sociedades dos países em via de desenvolvimento? Se se chegar ao entendimento de que as respostas a tais indagações se diversificam em função do grau de desenvolvimento das sociedades, não se correria o risco de a diversificação tender para um estatismo do direito, em franco desafio à ciência do Direito? E nesse caso, como conciliar os objetivos do ensino jurídico com o relativismo e o universalismo de conceitos que animam o Direito comparado, na espécie o Direito do Trabalho Comparado? Essa colocação à guisa de introdução ao estudo do tema servirá de roteiro à exposição que se fará, voltada em especial para o ensino do Direito do Trabalho no Brasil.
Para citar este item
https://hdl.handle.net/20.500.12178/186863Fonte
DONATO, Messias Pereira. O ensino do direito do trabalho. Revista de direito do trabalho, São Paulo, v. 9, n. 51, p. 56-62, set./out. 1984.Veja também
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