Artigo de periódico
Aprendizagem desportiva (formação desportiva) x aprendizagem trabalhista
Artigo de periódico
Aprendizagem desportiva (formação desportiva) x aprendizagem trabalhista
[por] Diferencia a formação desportiva da aprendizagem trabalhista, que são institutos jurídicos distintos na forma, nos objetivos, no conteúdo e nos efeitos. [eng] The article aims at differentiating the training of junior athletes from labor apprenticeship, which are distinct legal institutes in form, objectives, legal rules and effects.
Para citar este item
https://hdl.handle.net/20.500.12178/165762Notas
Informação sobre o autor: Ministro, Tribunal Superior do TrabalhoNotas de conteúdo
As modalidades de desporto e suas manifestações -- Idade mínima para firmar contrato especial de trabalho desportivo -- Atletas em formação: Aprendizagem trabalhista e aprendizagem desportiva. Conteúdo do contrato de formação desportiva. Atletas advindos de entidades formadoras. Proteção às entidades desportivas formadoras -- A questão da idade mínima de início da formação desportivaIn
Faz referência a
Fonte
BELMONTE, Alexandre Agra. Aprendizagem desportiva (formação desportiva) x aprendizagem trabalhista = Sports learning x labor learning. Revista do Tribunal Superior do Trabalho, São Paulo, v. 85, n. 3, p. 19-31, jul./set. 2019.BELMONTE, Alexandre Agra. Aprendizagem desportiva (formação desportiva) x aprendizagem trabalhista. Revista Ltr: legislação do trabalho, São Paulo, v. 83, n. 9, p. 1031-1036, set. 2019.
Assunto
Veja também
-
Sistema de formação profissional e Lei da aprendizagem no Brasil: ausência de coordenação no limiar da indústria 4.0
Magalhães, Guilherme Lins de; Castioni, Remi | set. 2022[por] Discute a estruturação do Sistema de Formação Profissional do Brasil a partir da "Era Vargas", quando houve a cisão das entidades encarregadas de preparar os futuros trabalhadores. A partir da Lei da aprendizagem, um conjunto de novos trabalhadores deu condições para a substituição da mão de obra estrangeira por ... -
Tutela del lavoro minorile, politiche occupazionali e apprendimento
D'Andrea, Antonella | set. 2022[por] A legislação a nível internacional e europeu apresenta regras que, em caso de utilização lícita do trabalho infantil, garantem a saúde e integridade psicofísica dos menores, bem como o respeito pelos seus direitos e liberdades fundamentais, enquanto, em caso de uso ilegal, intervêm com o objetivo de prevenir e ... -
O trabalho infantil e a pandemia de Covid-19: análise das repercussões da crise pandêmica nos contratos de aprendizagem
Duarte, Matheus Prestes Tavares; Cavalcanti, Camilla Martins; Sousa, Vanessa Lima de Marques Santiago | fev. 2022[por] Versa sobre os impactos da pandemia do SARS-CoV-2 no cenário brasileiro de trabalho infantil e exploração de crianças e adolescentes, especialmente, daqueles que possuem idade igual ou superior a quatorze anos, firmando seu escopo de análise sobre os contratos de aprendizagem. Nesse contexto, o artigo em comento ... -
Aprendizagem como compromisso global para erradicação do trabalho infantil e escravo
Conforti, Luciana Paula | set. 2022[por] Discorre sobre 2021 como o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil pela ONU, em colaboração com a Parceria Global, para a promoção de ações legislativas e práticas para erradicar o trabalho infantil em todo o mundo. Trata, ainda, das discussões nas Conferências Internacionais do Trabalho sobre a ... -
Contrato de aprendizagem: aspectos polêmicos nas atividades de risco
Ribeiro, Jamilly Michelly Meireles; Clemente, Evellyn Thiciane Macêdo Coêlho; Souza, Leonardo Rodrigues de | jul. 2016[por] Analisa o contrato de aprendizagem, legalmente instituído para os jovens de até vinte e quatro anos, e sua obrigatoriedade ou não nas atividades de risco, assim elencadas na Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil, por meio da verificação do atual posicionamento dos Tribunais Trabalhistas acerca do assunto, ... -
A competência da Justiça do trabalho envolvendo atletas não profissionais menores de idade
Crisafulli, Felipe Augusto Loschi | out. 2021[por] A legislação brasileira identifica quatro modalidades de manifestação do desporto, entre as quais se destacam, aqui, o desporto educacional, o de rendimento e o de formação. A Constituição Federal, por seu turno, assegura a todo e qualquer sujeito o direito de buscar a solução de seus conflitos em juízo, com o fito ... -
Contrato de aprendizagem: direito à profissionalização e proteção no trabalho
Papa, Marilande Almada de Mendonça; Braghini, Marcelo | jun. 2022[por] Averigua se as normas jurídicas relativas ao contrato de aprendizagem oferecem efetiva proteção ao jovem aprendiz e concretiza o direito a profissionalização. Utilizou-se o método dedutivo, partindo de conceitos e princípios universais, com emprego do processo analítico, partindo de uma pesquisa bibliográfica e ... -
Como compatibilizar a atividade laboral desportiva do menor com o princípio da proteção integral
Alcântara, Renata Tavares de | dez. 2012Reconhece a atividade do menor no futebol como uma manifestação artística, além de demonstrar que essa relação não se insere na vedação constitucional ao trabalho do menor, sendo, portanto, admitida pelo ordenamento jurídico. Ele se propõe a demonstrar os inúmeros benefícios advindos dessa atividade desportiva quando ... -
A aprendizagem no trabalho transgênero: a chave do gênero para o combate à discriminação laboral
Ribeiro, Cristiano de Mello; Resende, Renato de Sousa | set. 2022[por] A insuficiência da proteção jurídica à identidade da pessoa transgênero, sem a compreensão integrada da sua inserção no mundo em diversas áreas, corrobora para a reprodução de desigualdades sociais e para a marginalização dessa população. A chave do "gênero", perspectiva inovadora introduzida pelo Conselho Nacional ... -
ESG: uma nova abordagem dos programas de capacitação e aprendizagem
Torchia, Bruno Martins; Torchia, Tacianny Mayara Machado | mar. 2022[por] Analisa o ESG em sua dimensão ambiental, social e governança, bem como a sua aplicação nas relações do trabalho, em especial, na promoção dos programas de capacitação e aprendizagem como forma de viabilizar a inclusão dos empregadores e empregados no mercado de trabalho diante das transformações tecnológicas.