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Artigo de periódico

Sobre a (in)compatibilidade do art. 611-A da CLT com o princípio da vedação do retrocesso social

dc.contributor.authorCalado, Veronica
dc.contributor.authorSantos, Flávio Augusto de Oliveira
dc.date.accessioned2019-07-22T18:10:42Z
dc.date.available2019-07-22T18:10:42Z
dc.date.issued2019-05
dc.identifier.citationCALADO, Veronica; SANTOS, Flávio Augusto de Oliveira. Sobre a (in)compatibilidade do art. 611-A da CLT com o princípio da vedação do retrocesso social = On the (in)compatibility of article 611-A CLT with the principle of the prohibition of social setbacks. Revista de direito do trabalho, São Paulo, v. 45, n. 201, p. 219-236, maio 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12178/159214
dc.description.abstract[por] O princípio da supremacia das normas de ordem pública limita a autonomia privada conferida aos sindicatos na feitura de Convenções Coletivas de Trabalho à necessária observância do rol contido no art. 7º da Constituição. Tais condições mínimas, à luz do princípio da vedação ao retrocesso social, asseguram que normas juslaborais só possam sofrer alterações para beneficiar o trabalhador. Contudo, com a entrada em vigor da Lei n. 13.467/2017, mais especificamente a partir da inclusão do art. 611-A, restou autorizada a prevalência das normas negociais em relação às demais fontes normativas. O ensaio busca analisar o paradoxo gerado a partir de tais mudanças, uma vez que este tenha alterado a hierarquia normativa, antes pautada pelo dinamismo e maior proteção ao trabalhador, para contemplar a prevalência de instrumentos normativos autônomos sobre normas mais favoráveis, incluindo a própria Constituição.pt_BR
dc.description.abstract[eng] The principle of the supremacy of public rules limits the private autonomy conferred to trade unions in the making of Collective Labor Conventions to the necessary observance of the rules contained in article 7 of the Constitution. Such minimum conditions, in the light of the principle of the prohibition of social setbacks, ensure that labor standards can only be changed to benefit the worker. This essay analyses the paradox caused by changes to the rules of hierarchy in the legal ordainment that was once beaconed by a dynamic principle that ensured the most favorable rule in favor of the labor force as the prevalent, to contemplate a normative tendency on the autonomous rule as the prevalent.pt_BR
dc.description.tableofcontentsConsiderações sobre o princípio da vedação ao retrocesso social -- O art. 611-A da CLT e a prevalência do negociado sobre o legislado: Negociação coletiva antes da Lei n. 13.467/2017. Negociação coletiva após a inclusão do art. 611-A. Do rol de objetos ilícitos para a negociação coletiva -- Sobre a (in)compatibilidade da prevalência do negociado sobre o legislado com o princípio da vedação ao retrocesso social: A especificidade da interpretação no direito do trabalho: a importância do princípio do progresso socialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de direito do trabalho: vol. 45, n. 201 (maio 2019)pt_BR
dc.subjectNegociação coletiva de trabalho, Brasilpt_BR
dc.subjectPrincípio da proibição do retrocesso social, Brasilpt_BR
dc.subjectReforma trabalhista, Brasilpt_BR
dc.titleSobre a (in)compatibilidade do art. 611-A da CLT com o princípio da vedação do retrocesso socialpt_BR
dc.title.alternativeOn the (in)compatibility of article 611-A CLT with the principle of the prohibition of social setbackspt_BR
dc.relation.referencesBrasil. Consolidação das leis do trabalho (CLT) (1943), art. 611-Apt_BR
dc.relation.referencesBrasil. Constituição (1988), art. 7ºpt_BR
dc.type.genreArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.rvbisys1151377
dc.relation.ispartoflinkhttps://hdl.handle.net/20.500.12178/158935pt_BR
dc.relation.referenceslinkhttp://www.lexml.gov.br/urn/urn:lex:br:federal:decreto.lei:1943-05-01;5452pt_BR
dc.relation.referenceslinkhttp://www.lexml.gov.br/urn/urn:lex:br:federal:constituicao:1988-10-05;1988pt_BR

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