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    Artigo de periódico

    Atendimento prioritário de advogados nas agências do INSS: (análise da decisão do STF no RE 277.065)

    Lessnau, Fabio Alessandro Fressato | out. 2014
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    PDF (177Kb)

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    Artigo de periódico

    Atendimento prioritário de advogados nas agências do INSS: (análise da decisão do STF no RE 277.065)

    Lessnau, Fabio Alessandro Fressato | out. 2014
    PDF (177Kb)

    [por] O STF, ao julgar o Recurso Extraordinário 277.065, decidiu que o INSS não deve impor aos advogados, no mister da profissão, a obtenção de ficha de atendimento. Porém, essa decisão, proferida 20 anos após o ajuizamento da demanda, está dissociada da prática corrente dos usuários dos serviços do INSS. Atualmente, o requerimento de benefícios previdenciários ou assistenciais é efetuado por meio de três canais de atendimento, quais sejam: (i) Internet, através do endereço eletrônico [www.previdência.gov.br]; (ii) telefone, pela Central 135; e (iii) nas Unidades de Atendimento. Conceder privilégio de atendimento a qualquer classe profissional, resta por vulnerar o princípio constitucional da igualdade e, especificamente, os direitos dos idosos e enfermos, os quais representam a maioria dos segurados que procuram os serviços da Previdência Social.
     
    [eng] The Supreme Court, in judging the Extraordinary Appeal 277.065, decided that the INSS should not require lawyers, in the exercise of the legal profession, obtaining ticket before following the necessary procedure. However, this decision rendered 20 years after the filing of the demand is decoupled from current practice service users INSS. Currently, the application of security benefit or welfare benefits, is performed through three service channels: (i) Internet, through electronic address www.previdência.gov.br; (ii) telephone, the Central and 135; (iii) in the Social Security Agencies. Grant privilege of attendance at any professional class, remains to violate the constitutional principle of equality, and specifically, the rights of the elderly and disable, which represent the majority of insured who seek the services of Social Security.
     
    Para citar este item
    https://hdl.handle.net/20.500.12178/94663
    Notas
    Apresenta gráfico e tabelas referentes a quantidade de beneficiários por faixa etária de 2010/2012

    Apresenta tabela de dados referentes a quantidade de benefícios concedidos pela Previdência Social de 2013/2014
    Itens relacionados
    Brasil. Constituição (1988), art. 3º; art. 133
    Brasil. Estatuto da Advocacia e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) (1994)
    Brasil. Estatuto do idoso (2003)
    Brasil. Lei n. 7.853, de 24 de outubro de 1989
    Recurso extraordinário n. 277065-RS/STF, de 8 de abril de 2014
    Notas de conteúdo
    Do regime atual de atendimento dos segurados da previdência social -- Das prerrogativas dos advogados segundo a Constituição Federal e o Estatuto da OAB (Lei 8.906/1994) -- Do princípio da igualdade -- A necessidade de tratamento deferenciado a determinados grupos sociais -- Característica dos segurados atendidos pelo INSS e necessidade de atendimento prioritário aos idosos e deficientes -- Análise crítica da decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal no Recurso Extraordinário 277.065
    In
    Revista de direito do trabalho: vol. 40, n. 159 (set./out. 2014)
    Fonte
    LESSNAU, Fabio Alessandro Fressato. Atendimento prioritário de advogados nas agências do INSS: (análise da decisão do STF no RE 277.065). Revista de direito do trabalho, São Paulo, v. 40, n. 159, p. 271-291, set./out. 2014.
    Assunto
    Previdência social, Brasil ; Advogado, poderes e atribuições, Brasil ; Isonomia constitucional, Brasil ; Idoso, Brasil ; Pessoa com deficiência, Brasil ; Inconstitucionalidade das leis, Brasil ; Instituto Nacional do Seguro Social (Brasil) (INSS) ; Brasil. Supremo Tribunal Federal (STF), decisão judicial, crítica
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