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Artigo de periódico

O direito do trabalho na categoria de direito humano fundamental e a efetividade do princípio da proteção social: as práticas organizacionais e gerencialistas dos call centers e os rituais do sofrimento dos operadores de telemarketing

dc.contributor.authorEsteves, Juliana Teixeira
dc.contributor.authorCastilho, Larissa Ximenes de
dc.date.accessioned2016-08-17T17:58:41Z
dc.date.available2016-08-17T17:58:41Z
dc.date.issued2015-04
dc.identifier.citationESTEVES, Juliana Teixeira; CASTILHO, Larissa Ximenes. O direito do trabalho na categoria de direito humano fundamental e a efetividade do princípio da proteção social: as práticas organizacionais e gerencialistas dos call centers e os rituais do sofrimento dos operadores de telemarketing. Revista de direito do trabalho, São Paulo, v. 41, n. 162, p. 289-313, mar./abr. 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12178/93346
dc.description.abstract[por] Tem como objeto os trabalhadores dos call centers ou das chamadas centrais de atendimento. Objetiva estabelecer uma análise crítica sobre os modelos de gestão e de administração impostos e que desencadeiam os rituais de sofrimento a que os mesmos estão submetidos. A partir da passagem do sistema fordista para o sistema de acumulação flexível, se encontrará o momento histórico em que este modelo surgiu e se consolidou no Brasil. Esta versão hermenêutica procura identificar os pontos de convergência entre as teorias organizacional conservadora e jurídico-trabalhista clássica, para reafirmar a convicção dos autores de que o adoecimento psicofísico que atinge esta categoria provém do próprio objeto do direito do trabalho ­ o trabalho subordinado. Após uma análise contextualizada da estrutura organizacional destas empresas e da obsolescência da doutrina clássica, este artigo lançará mão da teoria jurídico-trabalhista crítica para desvendar as diversas formas de opressão e adoecimento instituídos nos call centers, para se afastar da dogmática prevalecente. O direito do trabalho aparecerá na categoria de direito humano fundamental, para assegurar a efetividade do princípio da proteção social e vislumbrará um acesso à Justiça que privilegie a dignidade da pessoa humana trabalhadora.pt_BR
dc.description.abstract[eng] This paper studied the work in call centres and involves the so called telemarketers. Aims to establish a critical analysis of the models of management and administration imposed to these workers and rituals of suffering to which they are subjected. From the passage of the Fordist system to the flexible accumulation system, will be found the historical moment in which this business model emerged and consolidated in Brazil. This hermeneutic version attempts to identify the points of convergence between organizational conservative and classical legal-labour theories, to reaffirm the conviction of the authors that the psychophysical illness that affects this category comes from the object of labour law itself ­ the subordinate work. After a contextualized analysis of the organizational structure of these companies and of the obsolescence of classical doctrine, this paper will make use of critical legal-labour theory to unravel the various forms of oppression and illnesses set in call centres, to depart from the prevailing dogma. The labour law appears in fundamental human right category, to ensure the effectiveness of the principle of social protection and will glimpse an access to justice that privileges the dignity of the working human person.pt_BR
dc.description.tableofcontentsO surgimento das centrais de atendimento -- Os fundamentos ideológicos do trabalho alienado no contexto da sociedade pós-industrial: a experiência dos call centers: A prevalência dos "estranhos" no universo dos call centers. A fusão entre elementos tayloristas e toyotistas na organização do trabalho nas centrais de teleatendimento -- Jornada de trabalho dos operadores de telemarketing: a gestão e o adoecimento psíquico no âmbito das centrais de teleatendimento: A jornada de trabalho dos operadores de telemarketing. A gestão e o adoecimento psíquico no âmbito das centrais de teleatendimento. Sofrimento e produtividade. Principais efeitos da gestão sobre o psicológico dos trabalhadores das centrais de teleatendimento -- Os vínculos do poder diretivo ao trabalho livre/subordinado como objeto do direito do trabalho: a versão das doutrinas jurídico-trabalhista clássica e crítica -- A posição da doutrina jurídico-trabalhista crítica: um direito do trabalho para além do trabalho livre/subordinado -- Os sentidos do trabalho na cultura e no poder das organizações: para uma nova concepção analítica sobre os rituais do sofrimento decorrentes do trabalho prestado nas centrais de teleatendimento -- A proteção aos operadores de telemarketing, a partir dos princípios da proteção social, do direito do trabalho na categoria de direito humano fundamental e seus impactos na experiência jurisdicionalpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de direito do trabalho: vol. 41, n. 162 (mar./abr. 2015)pt_BR
dc.subjectTrabalhador, Brasilpt_BR
dc.subjectTelemarketing, Brasilpt_BR
dc.subjectSaúde ocupacional, Brasilpt_BR
dc.subjectTeoria da administração, análisept_BR
dc.subjectDireito do trabalho, Brasilpt_BR
dc.subjectTeoria do direito, análise, Brasilpt_BR
dc.titleO direito do trabalho na categoria de direito humano fundamental e a efetividade do princípio da proteção social: as práticas organizacionais e gerencialistas dos call centers e os rituais do sofrimento dos operadores de telemarketingpt_BR
dc.type.genreArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.rvbisys1039512
dc.relation.ispartoflinkhttps://hdl.handle.net/20.500.12178/92894pt_BR

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