Artigo de periódico
Esportes eletrônicos e direito do trabalho: uma nova espécie de modalidade de trabalho
Artigo de periódico
Esportes eletrônicos e direito do trabalho: uma nova espécie de modalidade de trabalho
[por] Aborda o início, a história e o desenvolvimento da prática e do mercado do E-Sports, ao longo dos anos, até atingir o patamar atual, as suas modalidades de competições, os seus aspectos do cenário profissional e econômico, destacando os montantes financeiros envolvidos, a fim de esclarecer a oportunidade, a importância, a pertinência e a necessidade de estudo específico, mas se aprofundando no seu aspecto jurídico, no enquadramento legislativo e, especialmente, no que tange aos direitos trabalhistas dos agentes envolvidos nesse ecossistema. Com este estudo, busca-se analisar, compreender e eventualmente constatar se a falta de legislação própria ao E-Sports pode acarretar o fenômeno histórico e cultural da precarização das relações de trabalho, principalmente na figura do atleta profissional de E-Sports com o seu empregador, que, nesse caso, se qualifica na condição de time/ equipe/entidade desportiva. Por ser um mercado ainda em desenvolvimento, a pesquisa pelo método bibliográfico em artigos científicos, livros, revistas especializadas em esportes e esportes eletrônicos, jurisprudência e legislação, se deu no limite da sua disponibilidade, tendo sido utilizada, em complemento, a pesquisa experimental, recortando as precarizações das relações de trabalho ao longo da história e subsumindo com os fenômenos que se constatam em torno do E-Sports atualmente. Diante disso, constatou-se que, de fato, em decorrência da ausência de legislação regulatória específica sobre o ecossistema do E-Sports, a precarização das relações obreiras acompanhou e se moldou à sua estrutura digital, colocando-se um desafio para os legisladores e acadêmicos: como legislar e, por conseguinte, regulamentar de forma inteligente e flexível a ponto de proteger direitos trabalhistas basilares, em um universo que conta com a intervenção de terceiros na regulamentação? E, por sua natureza, há intrínseca necessidade de ter o poder de se autorregulamentar? [eng] This article approached the beginning, history and development of the practice and market of E-Sports over the years until reaching the current level, its competition modalities, its aspects of the professional and economic scenario, highlighting the amounts involved in order to clarify the opportunity, importance, pertinence and need for a specific study, but deepening its legal aspect, legislative framework and, especially, with regard to the labor rights of the agents involved in this ecosystem. With this study, we seek to analyze, understand and eventually verify whether the lack of legislation specific to E-Sports can lead to the historical and cultural phenomenon of precarious work relations, mainly in the figure of the professional E-Sports athlete with his employer, which in this case qualify as a team/sports team/entity. As it is a market still in development, the research by the bibliographic method in scientific articles, books, magazines specialized in sports and electronic sports, jurisprudence and legislation, took place at the limit of its availability, having been used, in addition, experimental research, specifically addressing the precariousness of work relations throughout history and subsuming with the phenomena that are found around E-Sports today. In view of this, it was found that, in fact, due to the absence of specific regulatory legislation on the E-Sports ecosystem, the precariousness of labor relations accompanied and molded itself to its digital structure, but bringing a challenge for legislators and academics: how to legislate and, therefore, regulate in an intelligent and flexible way to the point of protecting basic labor rights, in a universe that relies on the intervention of third parties in regulation and, by its nature, there is an intrinsic need to have the power to self-regulate?
Para citar este item
https://hdl.handle.net/20.500.12178/238878Notas de conteúdo
E-Sports: conceito, história e início: Modalidades de E-Sports. Cenários profissional e econômico do E-Sports. Premiações em campeonatos -- E-Sports: um estudo dentro do direito: Legislação brasileira aplicável ao E-Sports. E-Sports como esporte tradicional -- Agentes do E-Sports e relações contratuais: Desenvolvedoras, atletas, equipes, patrocinadores e streamers -- Aspectos trabalhistas dentro do E-Sports: Contrato de trabalho dos atletas de E-Sports. Nova era de precarização do trabalhoFonte
BENATTO, Pedro Henrique Abreu. Esportes eletrônicos e direito do trabalho: uma nova espécie de modalidade de trabalho = Electronic sports and labor law: a new kind of work model. Revista de direito do trabalho e seguridade social, São Paulo, v. 50, n. 235, p. 33-53, maio/jun. 2024.Veja também
-
Esportes eletrônicos no Brasil: de sua origem ao atletismo profissional e suas repercussões jurídicas
Silva, Antonio Jose Saviani da; Evangelista, Lucas de Moura Alves | out. 2024[por] O esporte eletrônico (esport) é uma modalidade esportiva internacionalmente consolidada com um mercado rentável. No Brasil, o cenário dessa prática esportiva ainda está em desenvolvimento, mas já está difundida entre os jovens da era tecnológica. Atualmente, não há o reconhecimento do Estado Brasileiro dessa ... -
Aspectos jurídico-trabalhistas do competidor de e-sports no Brasil
Corraide, Marco Túlio | abr. 2021[por] O eSport os cyber-atletas ganharam imensa popularidade nos últimos anos. No Brasil, a atividade - que já se encontra de certa forma consolidada no exterior - cresce com diversas empresas nacionais e internacionais que consideram o país como incubadora, promovendo investimentos milionários e a criação de equipes que ... -
Os contratos de trabalho dos esportistas eletrônicos no Brasil e a necessidade de sua regulamentação
Ferreira, Vanessa Rocha; Costa, Pietro Lazaro | abr. 2021[por] Aborda de forma objetiva a questão da possibilidade de reconhecimento do vínculo empregatício nos contratos de esporte eletrônico vigentes no Brasil. Tem como objetivo específico analisar, com minúcia, os contratos de esportes eletrônico e defender que o reconhecimento do vínculo de emprego nos contratos vigentes ... -
A evolução dos e-sports e a vinculação legal do ciberatleta
Coutinho Filho, José Eduardo; Juang, Felipe Mota | abr. 2021[por] Não restam dúvidas que o universo dos e-sports está em constante desenvolvimento. Se um dia fora considerado um mero passatempo, hoje é um verdadeiro ramo de negócios, gerando altas cifras e movendo milhões de fãs. Os e-sports romperam com a barreira do entretenimento e hoje representam uma verdadeira modalidade ... -
A configuração da relação de emprego no âmbito dos e-sports
Oliveira, Renata Cerqueira Nabuco; Andrade, Tales Almeida; Lacerda, Vinícius Matias Figueiredo | jun. 2022Investiga os e-Sports à luz da legislação trabalhista, examinando se é possível ou não a formação de vínculo empregatício entre os contratantes e os atletas praticantes desses jogos eletrônicos. Foram analisadas as principais peculiaridades que envolvem esse tipo de relação jurídica. A pesquisa partiu da premissa de que ... -
E-sports: da tela do computador para a realidade diária
Schiavetto, Kiara; Brito, Sherley | abr. 2021Diante da febre mundial e do crescimento frenético dos games eletrônicos no Brasil, houve a necessidade de regulamentação, fomento e reconhecimento dos esportes eletrônicos no País. Tal necessidade, que foi inserido para análise no Senado Brasileiro, o projeto de lei 383/2017, atualmente em trâmite, para que seja discutido ... -
Direito de imagem: quando uma figurinha vale mais que um gol?
Coletti, Luis Renan; Pretel, Rafael de Carvalho; Bonatto, Raísa Chuchene | abr. 2014[por] Discute o tema do Direito de Imagem no âmbito desportivo brasileiro, através de sua fundamentação constitucional e legal, bem como nas práticas cominadas pelos sujeitos protagonistas do esporte. Introduziu-se o artigo científico com as características gerais do Direito de Imagem no desporto, e, principalmente, ... -
Aspectos sobressalentes da remuneração do empregado futebolista
Sá Filho, Fábio Menezes de | set. 2009[por] O contrato de trabalho do atleta profissional de futebol possui particularidades, as quais são inerentes apenas aos jogadores praticantes deste esporte, aplicando-se ainda as disposições disciplinadoras das profissões em geral, isto é, o disposto na Consolidação das Leis do Trabalho e Constituição Federal de 1988, ... -
Negociação coletiva no desporto profissional como ferramenta eficaz para suprir as omissões da Lei Pelé
Sousa, Fabrício Trindade de; Tomazette, Marlon | out. 2022[por] O desporto profissional, além de despertar muitas paixões, traz muitas peculiaridades no que diz respeito às relações e aos contratos de trabalho dos atletas profissionais. A própria variedade de desportos torna inviável uma regulamentação uniforme de aspectos trabalhistas das relações entre os atletas e as agremiações ... -
Breve estudo sobre a liberação de vínculo desportivo de atletas do futebol junto a justiça do trabalho: da importância das demandas trabalhistas desportivas
Muoio, Marcelo | jun. 2011[por] Desde a promulgação da Lei Pelé (Lei 9.615/1998), alterada pela Lei 12.395/2011, as ações trabalhistas desportivas tiveram um aumento significativo e marcam hoje uma parte importante das demandas trabalhistas existentes em nossos tribunais. Isto se deve pelo aclaramento das relações clubes x atletas estipuladas na ...