• português (Brasil)
    • English
    • español
    • français
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • français
  • Login
Search tips (Portuguese)
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Browse

All of JusLaborisCollectionsAuthorsTitlesSubjectsTypesThis CollectionAuthorsTitlesSubjectsTypes

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics
    View Item 
    •   JusLaboris
    • 1. Doutrina
    • Artigos
    • View Item
    •   JusLaboris
    • 1. Doutrina
    • Artigos
    • View Item
    Artigo de periódico

    A quitação de direitos decorrentes do contrato de trabalho e o acordo extrajudicial de reconhecimento de cumprimento de obrigações previsto na MP n. 905/2019: pacificação social ou obstáculo ao direito fundamental de ação?

    Sabino, André Monici | ago. 2020
    Thumbnail

    PDF (288Kb)

    SYS (RVBI)
    1186023
    Collections
    • Artigos8529

    Statistics for this item
    Show full item record
    Artigo de periódico

    A quitação de direitos decorrentes do contrato de trabalho e o acordo extrajudicial de reconhecimento de cumprimento de obrigações previsto na MP n. 905/2019: pacificação social ou obstáculo ao direito fundamental de ação?

    Sabino, André Monici | ago. 2020
    PDF (288Kb)

    A necessidade de justiça e pacificação social, aliada à constante busca pela celeridade e efetividade da jurisdição, bem como racionalização dos recursos públicos, cada vez mais vem impulsionando a adoção de métodos alternativos e consensuais de solução de conflitos como forma de redução de litígios. É nesta esteira que o art. 14 da MP n. 905/2019 (Contrato de Trabalho Verde e Amarelo) estabelece o acordo extrajudicial para reconhecimento do cumprimento de obrigações trabalhistas como instituto hábil para quitação das verbas trabalhistas decorrentes do contrato de trabalho. Assim, como introdução ao cerne da questão, antes que se efetive o confronto das disposições da referida norma à ratio do acordo extrajudicial previsto no art. 855-B da CLT, a análise da evolução legislativa e jurisprudencial sobre a quitação revela-se essencial para compressão dos seus contornos. Além disso, pretende-se analisar se o aludido acordo extrajudicial atende aos pressupostos básicos de validade e existência inerentes a todo e qualquer negócio jurídico em questão. Ainda, o exame de dados divulgados pelo IBGE associado à pesquisa das estatísticas processuais fornecidas pelo Relatório Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça; e pelo Relatório Geral da Justiça do Trabalho, do Tribunal Superior do Trabalho nos fornecem substratos para a formulação de uma reflexão sobre os desafios impostos para a redução dos litígios trabalhistas em uma sociedade estruturalmente marcada pelo descumprimento das normas laborais. Por fim, discute-se se tal ferramenta é útil e adequada para consecução da pacificação social, ou se consubstancia-se em obstáculo ao direito fundamental de ação esculpido no art. 5º, LXXVIII, da CF/88.
    Please use this identifier to cite or link to this item
    https://hdl.handle.net/20.500.12178/180892
    Related items
    Brasil. Lei n. 13.467, de 13 de julho de 2017
    Table of contents
    A quitação na jurisprudência consolidada do Tribunal Superior do Trabalho e na Lei n. 13.467/2017 -- A quitação na Medida provisória n. 905/2019 -- A busca pela redução de litígios -- Desafios e perspectivas
    In
    Revista eletrônica do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia: vol. 9, n. 12 (ago. 2020)
    Refers to
    Brasil. Consolidação das leis do trabalho (CLT) (1943), art. 855-B
    Brasil. Medida provisória n. 905, de 11 de novembro de 2019, art. 14
    Citation
    SABINO, André Monici. A quitação de direitos decorrentes do contrato de trabalho e o acordo extrajudicial de reconhecimento de cumprimento de obrigações previsto na MP n. 905/2019: pacificação social ou obstáculo ao direito fundamental de ação. Revista eletrônica do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia, Salvador, v. 9, n. 12, p. 39-53, ago. 2020.
    Subject
    Brasil. Medida provisória n. 905, de 11 de novembro de 2019 ; Transação extrajudicial, Brasil ; Obrigações do empregador, Brasil ; Litígio, redução, Brasil
    SYS (RVBI)
    1186023
    Collections
    • Artigos8529

    Statistics for this item
    Show full item record

    Related items

    Showing items related by title, author, creator and subject.

    • Thumbnail
      Periódico

      Revista eletrônica do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia: vol. 9, n. 12 (ago. 2020) 

      Brasil. Tribunal Regional do Trabalho (5. Região) (TRT) | ago. 2020
    • Thumbnail
      Jurisprudência

      Informativo TST: n. 219 (18 a 29 maio 2020) 

      Brasil. Tribunal Superior do Trabalho (TST) | 29 maio 2020
    • Thumbnail
      Jurisprudência

      Informativo TST: n. 250 (1º a 25 fev. 2022) 

      Brasil. Tribunal Superior do Trabalho (TST) | 25 fev. 2022
    • Thumbnail
      Periódico

      Revista dos tribunais: vol. 108, n. 1000 (fev. 2019) 

      | fev. 2019
    • Thumbnail
      Periódico

      Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região: vol. 24, n. 1 (2020) 

      Brasil. Tribunal Regional do Trabalho (10. Região) (TRT) | 2020
    • Thumbnail
      Periódico

      Revista dos tribunais: vol. 101, n. 916 (fev. 2012) 

      | fev. 2012
    • Thumbnail
      Periódico

      Revista dos tribunais: vol. 107, n. 994 (ago. 2018) 

      | ago. 2018
    • Thumbnail
      Periódico

      Revista de processo: vol. 45, n. 303 (maio 2020) 

      Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) | maio 2020
    • Thumbnail
      Periódico

      Revista de arbitragem e mediação: vol. 15, n. 59 (out./dez. 2018) 

      Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) | dez. 2018
    • Thumbnail
      Jurisprudência

      Informativo TST: n. 247 (3 a 17 nov. 2021) 

      Brasil. Tribunal Superior do Trabalho (TST) | 17 nov. 2021

      Home · TST Website

      SAF Sul, Brasília, Distrito Federal

      Ask a Librarian

      About JusLaborisJusLaboris disseminates knowledge about Law, especially the Labor Law, allowing free access and research in more than 49884 documents.