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Artigo de periódico

Do intervalo intrajornada enquanto norma de saúde e segurança do trabalho e da impossibilidade de redução por norma coletiva

dc.contributor.authorPaschoal, Gustavo Henrique
dc.date.accessioned2024-06-25T15:54:40Z
dc.date.available2024-06-25T15:54:40Z
dc.date.issued2024-03
dc.identifier.citationPASCHOAL, Gustavo Henrique. Do intervalo intrajornada enquanto norma de saúde e segurança do trabalho e da impossibilidade de redução por norma coletiva = The intra-workday break as an occupational health and safety rule and the impossibility of reducing it by collective agreement. Revista do Tribunal Superior do Trabalho, Porto Alegre, v. 90, n. 1, p. 180-193, jan./mar. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12178/234719
dc.description.abstract[por] Oferece uma crítica a respeito da decisão do STF no ARE n. 1.121.633, que culminou na fixação da TRG n. 1.046, a qual admitiu a redução do intervalo intrajornada por negociação coletiva, a despeito de se tratar de norma de saúde e segurança do trabalho. Inicialmente, o artigo trata da saúde e segurança do trabalho como direitos fundamentais dos trabalhadores. Em seguida, trata-se da teoria da prevalência do negociado sobre o legislado, incluída na CLT pela Lei federal n. 13.467/2017. Por fim, o trabalho trata da inconstitucionalidade do art. 611-A, inc. III, da CLT, por afronta ao art. 7º, inc. XXII, da CF e por se cuidar claramente de retrocesso de direitos sociais.pt_BR
dc.description.abstract[eng] This paper seeks to offer a critique regarding the Supreme Court’s decision in Extraordinary Appeal n. 1,121,633, which culminated in the establishment of TRG n. 1,046, which admitted the reduction of the intra-workday break through collective bargaining, despite the fact that it is an occupational health and safety rule. Initially, the paper deals with health and safety at work as fundamental rights of workers. Next, it deals with the theory of the prevalence of what was negotiated over what was legislated, included in the Consolidation of Labor Laws by Federal Law No. 13,467/2017. Finally, the paper deals with the unconstitutionality of article 611-A, item III, of the Consolidation of Labor Laws, for being an affront to article 7th, item XXII, of the Federal Constitution and for clearly being a regression of social rights.pt_BR
dc.description.tableofcontentsDa saúde e segurança do trabalhador enquanto direito fundamental social -- Da prevalência do negociado sobre o legislado -- Da violação de norma de saúde e segurança do trabalho e da inconstitucionalidade do dispositivo consolidadopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofRevista do Tribunal Superior do Trabalho: vol. 90, n. 1 (jan./mar. 2024)pt_BR
dc.subjectBrasil. Supremo Tribunal Federal (STF), decisão judicialpt_BR
dc.subjectIntervalo intrajornada, redução, Brasilpt_BR
dc.subjectNegociação coletiva de trabalho, Brasilpt_BR
dc.subjectSegurança do trabalho, norma regulamentadora, Brasilpt_BR
dc.subjectSaúde do trabalhador, norma regulamentadora, Brasilpt_BR
dc.subjectReforma trabalhista, Brasilpt_BR
dc.titleDo intervalo intrajornada enquanto norma de saúde e segurança do trabalho e da impossibilidade de redução por norma coletivapt_BR
dc.title.alternativeThe intra-workday break as an occupational health and safety rule and the impossibility of reducing it by collective agreementpt_BR
dc.relation.referencesBrasil. Constituição (1988), art. 7º, XXIIpt_BR
dc.relation.referencesBrasil. Consolidação das leis do trabalho (CLT) (1943), art. 71, § 3º; art. 611-A, III; art. 611-Bpt_BR
dc.type.genreArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.rvbisys1263468
dc.relation.ispartoflinkhttps://hdl.handle.net/20.500.12178/234395pt_BR
dc.relation.referenceslinkhttps://www.lexml.gov.br/urn/urn:lex:br:federal:constituicao:1988-10-05;1988pt_BR
dc.relation.referenceslinkhttps://www.lexml.gov.br/urn/urn:lex:br:federal:decreto.lei:1943-05-01;5452pt_BR
dc.identifier.doi10.70405/rtst.v90i1.41

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