Ver registro simples

Artigo de periódico

Sistema de formação profissional e Lei da aprendizagem no Brasil: ausência de coordenação no limiar da indústria 4.0

dc.contributor.authorMagalhães, Guilherme Lins de
dc.contributor.authorCastioni, Remi
dc.date.accessioned2022-10-21T20:55:19Z
dc.date.available2022-10-21T20:55:19Z
dc.date.issued2022-09
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Guilherme Lins de; CASTIONI, Remi. Sistema de formação profissional e Lei da aprendizagem no Brasil: ausência de coordenação no limiar da indústria 4.0 = Vocational education system and apprenticeship law in Brazil: lack of coordination on the threshold of industry 4.0. Revista do Tribunal Superior do Trabalho, São Paulo, v. 88, n. 3, p. 227-244, jul./set. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12178/208326
dc.description.abstract[por] Discute a estruturação do Sistema de Formação Profissional do Brasil a partir da "Era Vargas", quando houve a cisão das entidades encarregadas de preparar os futuros trabalhadores. A partir da Lei da aprendizagem, um conjunto de novos trabalhadores deu condições para a substituição da mão de obra estrangeira por trabalhadores brasileiros. A aprendizagem entra em declínio com o próprio processo de desindustrialização a partir dos anos de 1990. Tentativas de reconectá-la a um percurso de formação dinâmico a partir dos anos de 2000 descaracterizaram seus objetivos, tornando-a uma ação meramente assistencialista. O texto apoiado em importantes entrevistas com envolvidos na aprendizagem no Brasil e na Alemanha fornecem elementos importantes com vistas ao revigoramento da aprendizagem e, principalmente, dão sinais se o Brasil voltar a crescer nos próximos anos, aliado ao movimento disruptivo da Indústria 4.0, uma nova geração de trabalhadores terá que ser formada, por isso a Lei da Aprendizagem deve retomar seu foco para a qual foi concebida.pt_BR
dc.description.abstract[eng] The text discusses the structuring of the Vocational Education Training System in Brazil from the Vargas Era, when there was a split between the entities in charge of preparing future workers. From the first Apprenticeship Law, a set of new workers created conditions for the replacement of foreign labor by Brazilian workers. Apprenticeships begin to decline with the deindustrialization process itself from the 1990s onwards. Attempts to reconnect it to a dynamic training path from the 2000s onwards mischaracterized its objectives, making it to a merely assistance action. The text is supported by important interviews conducted with people involved in education in Brazil and in Germany, who provided important elements for reinvigorating learning. Moreover, given the disruptive movement of Industry 4.0 and signs that Brazil will start growing again in the next few years, a new generation of workers must be trained. Therefore, the Apprenticeship Law must again refocus in its core inceptional objectives.pt_BR
dc.description.tableofcontentsO truncado percurso do sistema de formação profissional brasileiro: A trajetória da Lei da aprendizagem -- As percepções dos atores -- Alterações na Lei da aprendizagempt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofRevista do Tribunal Superior do Trabalho: vol. 88, n. 3 (jul./set. 2022)pt_BR
dc.subjectBrasil. Lei do aprendiz (2000)pt_BR
dc.subjectEnsino profissional, Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino profissional, história, Brasilpt_BR
dc.subjectMenor aprendiz, legislação, Brasilpt_BR
dc.subjectQualificação profissional, Brasilpt_BR
dc.subjectTrabalho do menor, Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino profissional, análise comparativa, Brasil, Alemanhapt_BR
dc.titleSistema de formação profissional e Lei da aprendizagem no Brasil: ausência de coordenação no limiar da indústria 4.0pt_BR
dc.title.alternativeVocational education system and apprenticeship law in Brazil: lack of coordination on the threshold of industry 4.0pt_BR
dc.type.genreArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.rvbisys1226105
dc.relation.ispartoflinkhttps://hdl.handle.net/20.500.12178/208254pt_BR

Thumbnail

Coleção

Ver registro simples