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Artigo de periódico

O ensino do Direito e o paradigma do pensamento complexo

dc.contributor.authorPereira, Antonio Vicelmo Alencar
dc.date.accessioned2021-10-27T22:45:50Z
dc.date.available2021-10-27T22:45:50Z
dc.date.issued2018-09
dc.identifier.citationPEREIRA, Antonio Vicelmo Alencar. O ensino do Direito e o paradigma do pensamento complexo. Revista Fórum trabalhista: RFT, Belo Horizonte, ano 7, n. 30, p. 9-16, jul./set. 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12178/194594
dc.description.abstract[por] O sistema educacional tradicional sempre foi pautado na especialização, fragmentação por meio da divisão de áreas do saber em diversas grades e disciplinas. Diante dessa realidade, desponta como metodologia recente o paradigma do pensamento complexo, o qual é fundado na multidimensionalidade das matérias. Desse modo, o objetivo geral deste texto é discorrer sobre o pensamento complexo e sua aplicação no ensino do direito. Neste contexto, busca-se responder ao seguinte questionamento: o que é o paradigma do pensamento complexo e como pode ocorrer a aplicação desse modelo no ensino jurídico atual? Assim, este trabalho apresenta argumentos que contribuem para a construção de uma nova forma de se ver e se pensar o ensino jurídico, com vistas a uma abordagem centrada no pensamento complexo. Como desenho metodológico, optou-se, neste estudo, por apresentar pesquisa fundamentalmente bibliográfica, tendo como linha central os estudos de Edgar Morin, principal teórico do estudo do pensamento complexo, além de diversos trabalhos acadêmicos sobre essa matéria. O artigo, em linhas conclusivas, aponta para a necessidade de serem adotadas práticas transdisciplinares ao ensino do direito, a partir da superação de metodologias fundadas na disjunção dos saberes e da simplificação da produção do conhecimento.pt_BR
dc.description.abstract[eng] The traditional educational system has always been based on specialization, fragmentation through the division of areas of knowledge into various grades and disciplines. Given this reality, the paradigm of complex thinking emerges as a recent methodology, which is based on the multidimensionality of the subjects. Thus, the general objective of this text is to discuss complex thinking and its application in law teaching. In this context, this article seeks to answer the following question: what is the paradigm of complex thinking and how can the application of this model occur in current legal education? Thus, this paper presents arguments that contribute to the construction of a new way of seeing and thinking about legal education, with a view to an approach centered on complex thinking. As a methodological design, it was chosen, in this study, to present a fundamentally bibliographical research, having as main line the studies of Edgar Morin, main theoretician of the study of complex thinking, besides several academic papers on this subject. The article, in concluding lines, points to the need to adopt transdisciplinary practices in the teaching of Law, based on the overcoming of methodologies based on the disjunction of knowledge and the simplification of knowledge production.pt_BR
dc.description.tableofcontentsO cartesianismo na educação -- O ensino do Direito e a estratificação do saber -- O Direito sob o signo do pensamento complexo -- O princípio sistêmico no ensino jurídicopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Fórum trabalhista: RFT: ano 7, n. 30 (jul./set. 2018)pt_BR
dc.subjectDireito, Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino superior, Brasilpt_BR
dc.subjectMétodo de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino jurídico, metodologia, análise, Brasilpt_BR
dc.titleO ensino do Direito e o paradigma do pensamento complexopt_BR
dc.type.genreArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.rvbisys1136168
dc.relation.ispartoflinkhttps://hdl.handle.net/20.500.12178/163623pt_BR

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