Artigo de periódico
O ensino do Direito e o paradigma do pensamento complexo
Artigo de periódico
O ensino do Direito e o paradigma do pensamento complexo
[por] O sistema educacional tradicional sempre foi pautado na especialização, fragmentação por meio da divisão de áreas do saber em diversas grades e disciplinas. Diante dessa realidade, desponta como metodologia recente o paradigma do pensamento complexo, o qual é fundado na multidimensionalidade das matérias. Desse modo, o objetivo geral deste texto é discorrer sobre o pensamento complexo e sua aplicação no ensino do direito. Neste contexto, busca-se responder ao seguinte questionamento: o que é o paradigma do pensamento complexo e como pode ocorrer a aplicação desse modelo no ensino jurídico atual? Assim, este trabalho apresenta argumentos que contribuem para a construção de uma nova forma de se ver e se pensar o ensino jurídico, com vistas a uma abordagem centrada no pensamento complexo. Como desenho metodológico, optou-se, neste estudo, por apresentar pesquisa fundamentalmente bibliográfica, tendo como linha central os estudos de Edgar Morin, principal teórico do estudo do pensamento complexo, além de diversos trabalhos acadêmicos sobre essa matéria. O artigo, em linhas conclusivas, aponta para a necessidade de serem adotadas práticas transdisciplinares ao ensino do direito, a partir da superação de metodologias fundadas na disjunção dos saberes e da simplificação da produção do conhecimento. [eng] The traditional educational system has always been based on specialization, fragmentation through the division of areas of knowledge into various grades and disciplines. Given this reality, the paradigm of complex thinking emerges as a recent methodology, which is based on the multidimensionality of the subjects. Thus, the general objective of this text is to discuss complex thinking and its application in law teaching. In this context, this article seeks to answer the following question: what is the paradigm of complex thinking and how can the application of this model occur in current legal education? Thus, this paper presents arguments that contribute to the construction of a new way of seeing and thinking about legal education, with a view to an approach centered on complex thinking. As a methodological design, it was chosen, in this study, to present a fundamentally bibliographical research, having as main line the studies of Edgar Morin, main theoretician of the study of complex thinking, besides several academic papers on this subject. The article, in concluding lines, points to the need to adopt transdisciplinary practices in the teaching of Law, based on the overcoming of methodologies based on the disjunction of knowledge and the simplification of knowledge production.
Para citar este item
https://hdl.handle.net/20.500.12178/194594Notas de conteúdo
O cartesianismo na educação -- O ensino do Direito e a estratificação do saber -- O Direito sob o signo do pensamento complexo -- O princípio sistêmico no ensino jurídicoFonte
PEREIRA, Antonio Vicelmo Alencar. O ensino do Direito e o paradigma do pensamento complexo. Revista Fórum trabalhista: RFT, Belo Horizonte, ano 7, n. 30, p. 9-16, jul./set. 2018.Veja também
-
A autonomia da vontade e seus limites axiológicos perante o direito brasileiro
Reis, Clayton | out. 2023[por] A vontade da pessoa é um dos requisitos essenciais, que expressa o pensamento das que a proclamam, eis que produz diversos efeitos no mundo dos negócios. O Código civil de 2002 conferiu disciplina especial para esse ato de expressão da pessoa humana, com a finalidade de que esse ato jurídico produza os seus efeitos ... -
Macrofilosofia do algoritmo jurídico
Coelho, Luiz Fernando | dez. 2023[por] Macrofilosofia é um viés relativamente recente na investigação filosófica, analogamente aos conceitos de macroeconomia, macro-história, macrossociologia e macroantropologia. O estudo a seguir deve ser, portanto, recepcionado como um ensaio de macrofilosofia do direito, mas limitado à compreensão e alcance dos ... -
Economia comportamental e incentivos que conduzam a melhores escolhas (nudges): breve introdução e os desafios na aplicação junto ao meio ambiente do trabalho
Benevides, Davi Barros; Almeida, Marina Nogueira de; Maranhão, Ney Stany Morais | dez. 2020[por] Faz uma análise teórica sobre as possibilidades e os desafios da aplicação da Economia Comportamental e dos Nudges ao Direito, mais especificamente para a garantia do direito fundamental ao equilíbrio do meio ambiente do trabalho. De início, apresenta-se o mais recente ramo da Economia – a Economia Comportamental ... -
Crise econômica, globalização e direitos sociais: um estudo comparado entre as reformas trabalhistas brasileira e portuguesa
Teixeira, Érica Fernandes; Maués, Erick Gonçalves Afonso | fev. 2019[por] Analisa os reflexos causados pela crise econômica nos ordenamentos jurídicos de Portugal e Brasil, a partir do estudo das reformas trabalhistas ocorridas em ambos os países, bem como dos antecedentes que culminaram nas alterações legais realizadas. Como metodologia, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e das ... -
Ensino jurídico e educação para a alteridade: resolução de conflitos e uma experiência de sala de aula
Sena, Adriana Goulart de; Costa, Mila Batista Leite Corrêa da | dez. 2012[por] Analisa a necessidade de se pensar o ensino jurídico e o papel da Academia na formação dos operadores do Direito, apresentando experiências pedagógicas desenvolvidas em duas disciplinas da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, com ênfase na atividade de observação das audiências no ... -
Salário emocional: uma ferramenta capaz de acompanhar as mudanças impostas pela nova realidade corporativa?
Torres, Aline Cordeiro dos Santos; Torres, Arthur José Pavan | jun. 2023[por] O vínculo empregatício consubstanciado no contrato de trabalho oferece ao trabalhador as condições de inserção no mercado de trabalho e, consequentemente, as condições de manter sua própria subsistência, pelo recebimento do salário que seria, a princípio, o real e condicionante motivo para se continuar a produzir ... -
A teoria dos precedentes no direito brasileiro
Silva, Marcio Evangelista Ferreira da | ago. 2019[por] Trata da teoria dos precedentes no direito brasileiro. O desenvolvimento dos sistemas jurídicos da common law e da civil law, com maior ênfase na common law, mas que também é objeto de atenção pela civil law, perpassa pelo direito aplicado judicialmente. O problema que se apresenta, como ponto de partida da ... -
Direitos fundamentais e o problema da discriminação em razão da origem nas relações de trabalho
Lora, Ilse Marcelina Bernardi | jul. 2015[por] A temática relativa aos direitos humanos desafia os vários segmentos do pensamento jurídico nacional e mundial. A preocupação é justificada pela importância e pela complexidade do assunto. As polêmicas alcançam, entre outras questões, o próprio significado semântico das expressões direitos humanos e direitos ... -
Limitação legal ao número de dirigentes sindicais estáveis: da insubsistência do art. 522 da CLT na ordem instituída pela Constituição de 1988
Ebert, Paulo Roberto Lemgruber | abr. 2008A formulação de regras aparentemente aplicáveis de imediato e dotadas de uma objetividade tal que de sua simples leitura poder-se-ia antever seus destinatários, suas hipóteses concretas de incidência e seus limites exegéticos não tem, por si só, o condão de petrificar a compreensão daqueles dispositivos legais no tempo ... -
Reconvenção no processo do trabalho
Henrique, Carlos Augusto Junqueira | jun. 2016[por] Aborda a reconvenção e a sua aplicabilidade no processo do trabalho. Faz-se um estudo comparativo do regramento dado ao instituto pelos Códigos de Processo Civil de 1939, de 1973 e de 2015, para investigar se algumas polêmicas (tais como a forma de reconvir; o eventual caráter de principalidade conferido à ação em ...