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Artigo de periódico

Os debates sobre a revolução 4.0 na Semana institucional da magistratura do trabalho do Paraná de 2019

dc.contributor.authorSaladini, Ana Paula Sefrin
dc.date.accessioned2020-04-23T16:13:35Z
dc.date.available2020-04-23T16:13:35Z
dc.date.issued2020-03
dc.identifier.citationSALADINI, Ana Paula Sefrin. Os debates sobre a revolução 4.0 na Semana institucional da magistratura do trabalho do Paraná de 2019. Revista eletrônica [do] Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, Curitiba, v. 9, n. 86, p. 20-34, mar. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12178/170735
dc.description.abstractAnalisa brevemente como andaram as discussões nessas cinco comissões temáticas, e indicar algumas das conclusões, que foram extraídas dos debates organizados junto aos magistrados, sem esquecer que existiram também importantes conferências e painéis, bem como uma plenária final. Entretanto, não é possível abranger a análise geral em um único artigo, razão pela qual, optou-se pela análise das discussões no âmbito das comissões temáticas. Esclarece-se ainda que, embora várias metodologias ativas tenham sido selecionadas e aplicadas, o eixo geral das discussões em grupo, baseou-se no método socrático: para cada eixo temático foram previamente elaboradas, pela Comissão Científica, quatro perguntas que levariam os participantes a discutir sobre a temática, levando-os a um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores. As comissões enfrentaram de forma simultânea os temas, cada uma com uma metodologia específica, mas partindo-se das mesmas questões de debate. Para cada metodologia, os coordenadores trabalharam com um estímulo intelectual artístico, e levaram os juízes a produzir um produto final, a ser exposto na plenária de encerramento: a) metodologia GV-GO (Grupo de Verbalização e Grupo de Observação), estimulados pela exibição de trechos de filmes, com produção final de perguntas contextualizadas, como resultados das discussões; b) metodologia de discussão em pares de aprendizagem, estimulados pela literatura de cordel, e tendo como produto final, a escolha de palavras que representassem as inquietações dos magistrados com as temáticas expostas, formando, ao final, uma nuvem de palavras (representação visual da frequência e do valor das palavras, que serve para destacar com que frequência um termo ou categoria específica aparece em determinada fonte de dados); c) método de estudos de caso, com estimulação intelectual através de músicas, apresentação de casos específicos, e seleção final de imagens impactantes e representativas do resultado da discussão; d) método Phillips 66 com estimulação através de obras de arte, e resultado final através da criação de slogans representativos das discussões; e) por fim, método inspirado na análise de custos invisíveis, com estimulação intelectual por comédia stand up, produzida para o próprio evento, e que gerou, como produtos finais, "memes"1 incríveis e críticos.pt_BR
dc.description.tableofcontentsInteligência artificial e decisões automatizadas -- Sociedade de informação -- Novas tecnologias -- Mundo do trabalho (obsoleto versus emergente) -- Ética e tecnologia -- Considerações finais: debates encerrados ou apenas iniciados?pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofRevista eletrônica [do] Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região: vol. 9, n. 86 (mar. 2020)pt_BR
dc.subjectRelação de trabalho, inovação tecnológicapt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectSociedade da informaçãopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia da informação e da comunicaçãopt_BR
dc.titleOs debates sobre a revolução 4.0 na Semana institucional da magistratura do trabalho do Paraná de 2019pt_BR
dc.type.genreArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.rvbisys1171551
dc.relation.ispartoflinkhttps://hdl.handle.net/20.500.12178/170372pt_BR

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