Ver registro simples

Artigo de periódico

Roteirização do itinerário no vale transporte: ofensa aos direitos dos trabalhadores

dc.contributor.authorCoelho, Bernardo Leôncio Moura
dc.contributor.authorBrenna, Pedro Augusto Ferraz
dc.date.accessioned2017-08-31T15:21:44Z
dc.date.available2017-08-31T15:21:44Z
dc.date.issued2017-06
dc.identifier.citationCOELHO, Bernardo Leôncio Moura; BRENNA, Pedro Augusto Ferraz. Roteirização do itinerário no vale transporte: ofensa aos direitos dos trabalhadores. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Brasília, DF, v. 21, n. 1, p. 39-50, jun. 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12178/110443
dc.description.abstractTrata-se de uma análise da Lei 7.418/1985 que estabeleceu a concessão de vale-transporte aos trabalhadores. Embora preveja relevante benefício aos empregados, foram utilizados, na lei e no decreto regulamentador, conceitos jurídicos indeterminados para a concretização do direito, resultando em indesejável ambiguidade, tornando nebulosa sua aplicação. Busca-se, aqui, compreender os termos da lei, em especial o conceito de "adequação" quando da escolha do itinerário do percurso residência/ estabelecimento, e seu retorno, que reverbera diretamente no âmbito privado dos trabalhadores e empregadores. Objetiva-se, assim, sedimentar que a roteirização do itinerário pelo empregador ofende princípios fundamentais e direitos dos trabalhadores, sendo tal conduta estranha ao poder diretivo do empregador.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofRevista do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região: vol. 21, n. 1 (jun. 2017)pt_BR
dc.subjectVale-transporte, pagamento, legislação, aspectos jurídicos, interpretação, Brasilpt_BR
dc.subjectTrabalhador, direitos e deveres, proteção, Brasilpt_BR
dc.titleRoteirização do itinerário no vale transporte: ofensa aos direitos dos trabalhadorespt_BR
dc.type.genreArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.rvbisys1102731
dc.relation.ispartoflinkhttps://hdl.handle.net/20.500.12178/110254pt_BR

Thumbnail

Coleção

Ver registro simples