É crescente o movimento pela ética e responsabilidade social nas organizações, tanto privada quanto pública. Multiplicam-se os eventos nacionais e internacionais com o objetivo de discutir conceitos, práticas e indicadores que possam efetivamente definir uma empresa ou instituição como cidadã. Diante do quadro de pobreza, dos sérios problemas que vivemos em termos de educação, saúde, desemprego, violência e de ações que destroem o nosso ecossistema, é salutar que as organizações assumam o seu papel e contribuam eficazmente para o desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida do planeta. E que através deste movimento e do exemplo dos seus líderes contribuam para resgatar a ética no relacionamento humano, nos negócios e no serviço público. Verifica-se, assim, uma tendência que começa a se concretizar em fatos que podem ensejar alguma esperança e otimismo no futuro, a partir da consciência, tanto dos líderes políticos e agentes públicos, quanto dos dirigentes e profissionais de empresas, que prezam a ética em suas relações, chegando nos cidadãos que querem consumir com a certeza de que estão contribuindo com uma boa causa e esperam que os poderes públicos tenham como opção política o respeito aos princípios éticos que devem nortear a prestação do serviço público. Assim, ao iniciar um trabalho que envolve ética como objeto de estudo, é importante estruturar a pesquisa, como segue: Inicialmente apresentam-se os conceitos de ética e moral, bem como a sua evolução histórica, para no capítulo seguinte tratar da responsabilidade social e suas doutrinas e, finalmente, no terceiro e último capítulo, tecer as considerações finais sobre o tema.
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https://hdl.handle.net/20.500.12178/88893Notas de conteúdo
Ética: Conceitos de ética. Moral. Ética e sua história. Doutrinas éticas -- Responsabilidade social: Doutrina da responsabilidade social. Doutrina do interesse do acionistaFonte
CENTENA GONZALEZ, Carmen Izabel. Ética e responsabilidade social. Cadernos da Escola Judicial do TRT da 4ª Região, Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 17-23, 2009.Estes itens também podem interessá-lo
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