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Dissertação

Identificação das necessidades de informação no Tribunal Superior do Trabalho sob a ótica da gestão da informação

dc.contributor.advisorAlvares, Lillian Maria Araújo de Rezende
dc.contributor.authorMoreira, Cléria Elvina Costa
dc.date.accessioned2014-11-04T16:30:07Z
dc.date.available2014-11-04T16:30:07Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationMOREIRA, Cléria Elvina Costa. Identificação das necessidades de informação no Tribunal Superior do Trabalho sob a ótica da gestão da informação. 2014. 208 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12178/50679
dc.descriptionInformação sobre a autora: Servidora do Tribunal Superior do Trabalhopt_BR
dc.description.abstract[por] Trata da identificação das necessidades de informação sob a ótica da Gestão da Informação (GI). Mesmo presente em muitos processos de gerenciamento da informação, esta etapa não é abordada na perspectiva da aplicação do conhecimento dela resultante nas etapas subsequentes desses processos. Diante dessa ausência na literatura, propôs-se um estudo para levantar as necessidades de informação de uma comunidade como insumo à identificação dos elementos constituintes da Gestão da Informação e, a partir desses, identificar e caracterizar instrumentos que possam auxiliar na implantação de um processo de GI. A pesquisa é exploratória e a metodologia incluiu a aplicação de um estudo de usuário proposto de acordo com a identificação de necessidade de informação auto-gerada (self-generated information need) de Taylor (1967). Na coleta de dados foram aplicados entrevistas e questionários a uma amostra de servidores lotados nas Unidades do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que atuam no ciclo de vida do Processo de Agravo de Instrumento em Recurso de Revista (AIRR). A revisão da literatura deu origem a um conjunto de elementos constituintes da Gestão da Informação que foram utilizados para trabalhar os dados do levantamento de necessidades de informação por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos na interpretação e análise realizadas permitiram distinguir 19 instrumentos, sendo 8 classificações de valores, 5 listas numeradas, 2 listas de termos, 2 tabelas de valores e 2 tipologias. Tais instrumentos foram definidos e caracterizados à luz dos fundamentos teóricos do processo de Gestão da Informação de Choo (2011). Espera-se que as conclusões do estudo contribuam para clarear a lacuna na definição dos processos de Gestão da Informação.pt_BR
dc.description.abstract[eng] Deals with the identification of information needs under the perspective of Information Management (IM). Although present in many processes of IM, this step is not addressed from the perspective of application of knowledge resulting from it in subsequent steps of these processes. Given this gap in the literature, we proposed a study to identify the information needs of a community as inputs to the identification of the components of Information Management and, based on these, identify and characterize tools that could help implement a process of IM. The research is exploratory and the methodology includes the application of a user study proposed according to the identification of information needs self-generated (selfgenerated information need) of Taylor (1967). During data collection, interviews and questionnaires were applied to a sample of government employees working in units of the Tribunal Superior do Trabalho (TST) that act in life cycle of process Agravo de Instrumento em Recurso de Revista (AIRR). The literature review gave rise to a set of constituent elements of information management that were used to work with the data of the survey of information needs using the technique of content analysis. The results obtained in the interpretation and analysis performed allowed to distinguish 19 instruments, being 8 ratings values, 5 numbered lists, 2 lists of terms, 2 tables and 2 typologies. These instruments have been defined and characterized in the light of theoretical foundations of the process of Information Management of Choo (2011). It is hoped that the findings will contribute to clarify the gap in defining the processes of Information Management.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProcesso trabalhista, Brasilpt_BR
dc.subjectRecurso de revistapt_BR
dc.subjectAgravo de instrumentopt_BR
dc.subjectGestão da informação, Brasilpt_BR
dc.subjectBrasil. Tribunal Superior do Trabalho (TST)pt_BR
dc.subjectInformação jurídica, Brasilpt_BR
dc.subjectEstudo de usuário, Brasilpt_BR
dc.titleIdentificação das necessidades de informação no Tribunal Superior do Trabalho sob a ótica da gestão da informaçãopt_BR
dc.type.genreDissertaçãopt_BR
thesis.degree.nameMestrado em Ciência da Informação
thesis.degree.levelMestradoen
thesis.degree.grantorUniversidade de Brasília (UnB)
thesis.degree.disciplineGestão da Informação / Organização da informação
thesis.degree.departmentFaculdade de Ciência da Infomação
dc.publisher.placeBrasíliapt_BR
dc.rights.licenseA licença concedida pela autora permite copiar, distribuir, exibir, executar a obra e criar obras derivadas, sob as seguintes condições: dar sempre crédito ao autor original, não utilizar a obra com finalidades comerciais e na criação de obras derivadas compartilhar sob a mesma licença. Vedada a reprodução parcial.

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