Artigo de periódico
Influenciadores mirins e a responsabilidade das marcas e da sociedade civil
Artigo de periódico
Influenciadores mirins e a responsabilidade das marcas e da sociedade civil
[por] Estuda o fenômeno do marketing de influência, e como as marcas se utilizam dessa estratégia para alavancar seus lucros, com foco principal na figura dos influenciadores digitais mirins. Faz-se uma discussão acerca da responsabilidade das marcas e da sociedade civil na normalização da utilização de influenciadores mirins em propagandas, principalmente quanto ao risco do trabalho infantil e da adultização das crianças. Examina-se o instituto da proteção integral prevista constitucionalmente, e como ela interage com a contratação dos influencers mirins. Ainda, são invocadas diversas normas infraconstitucionais que permitem o trabalho artístico, podendo ser transplantadas para a realidade dos influenciadores digitais mirins, e quais os requisitos para permitir sua regularidade. Também, debatem-se as propostas já existentes de regulamentação da atividade, além da preocupação nacional de proteção dos infantes, ainda explorando quais as alternativas imaginadas que podem contribuir para mitigação dos riscos desse tipo de atividade presente na realidade atual. [eng] This monography offers a study concerning the influencer marketing phenomenon, and how brands use this strategy to push forward its profits, focusing primarily on kid influencers. The discussion centers around the responsibilities assigned for brands and for the Society as regards the trivialization of kid influencers activities related to advertisement, especially concerning child labor and children adultization. The integral protection constitutionally indicated will be analyzed, also on how it influences the terms of contraction regarding kid influencers. In addition, infra-constitutional norms reveal its value as it provides a legal form of work for children and teens, known as artistic labor, easily adaptable to the kid influencers scenario. It should, however, be noted the existing legal requirements to guarantee the absence of irregularities. Also, the debate circles around the previous projects of regulamentation, besides the national interest on child protection, still exploring which alternatives have the potential to minimize the risks circling around child influencers activities.
Para citar este item
https://hdl.handle.net/20.500.12178/253220Notas de conteúdo
Influenciadores digitais mirins -- Questões éticas e o sistema de proteção de menores de idade -- A responsabilidade das empresas pela proteção de digital influencers mirins nas plataformas digitais e implicações cíveis -- Soluções para garantias da proteção de influenciadores mirinsFonte
TEIXEIRA, Sergio Torres; PIMENTEL, Alexandre Freire; NEVES, Letícia Ferreira. Influenciadores mirins e a responsabilidade das marcas e da sociedade civil = Kid influencers and the responsibility of brands and civil society. Revista de direito do trabalho e seguridade social, São Paulo, v. 51, n. 240, p. 151-185, mar./abr. 2025.Veja também
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