Artigo de periódico
Inclusão dos jovens aprendizes no Brasil e a Recomendação nº 208 da Organização Internacional do Trabalho (OIT)
dc.contributor.author | Ferreira, Renann | |
dc.date.accessioned | 2025-05-21T16:00:54Z | |
dc.date.available | 2025-05-21T16:00:54Z | |
dc.date.issued | 2025-03 | |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Renann. Inclusão dos jovens aprendizes no Brasil e a Recomendação nº 208 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) = Inclusion of young apprentices in Brazil and Recommendation No. 208 of the International Labor Organization (ILO). Revista do Tribunal Superior do Trabalho, Porto Alegre, v. 91, n. 1, p. 208-222, jan./mar. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12178/249795 | |
dc.description.abstract | [por] No ano 2000 o Brasil conheceria a aprendizagem profissional conforme aplicado na contemporaneidade. Pretende-se explorar a formação deste instituto a partir da perspectiva da Marinha do Brasil nos anos 1870 até a recente Recomendação nº 208 da Organização Internacional do Trabalho, que dialoga com as diretrizes do mercado comum do sul de não deixar ninguém para trás na concretização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Exploraram-se artigos, documentos, legislações e dados da pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua de 2023 e percebeu-se que as rotas jurídico-legislativas estão com os lemes convergentes, todavia, os desafios presentes na imensidão do oceano social ainda são inúmeros até 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | [eng] In the year 2000, Brazil would know professional learning as applied in contemporary times. It is intended to explore the formation of this institute from the perspective of the Brazilian Navy in the 1870s until the recent Recommendation nº 208 of the International Labor Organization, which dialogues with the guidelines of the Southern Common Market of leaving no one behind in achieving the Sustainable Development Goals. Papers, documents, legislation and data from the Continuous National Household Sample Survey of 2023 were explored and it was noticed that the legal and legislative routes are converging, however, the challenges in the immensity of the social ocean are still numerous until 2025. | pt_BR |
dc.description.tableofcontents | A aprendizagem profissional -- A aprendizagem de qualidade não deve deixar ninguém para trás -- Trabalho infantil, aprendizagem de qualidade e ODSs | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista do Tribunal Superior do Trabalho: vol. 91, n. 1 (jan./mar. 2025) | pt_BR |
dc.subject | Organização Internacional do Trabalho (OIT) | pt_BR |
dc.subject | Trabalho infantil | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem profissional | pt_BR |
dc.subject | Trabalho infantil, aspectos históricos, Brasil | pt_BR |
dc.subject | Contrato de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Menor aprendiz | pt_BR |
dc.subject | Objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) | pt_BR |
dc.subject | Normas internacionais do trabalho | pt_BR |
dc.title | Inclusão dos jovens aprendizes no Brasil e a Recomendação nº 208 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) | pt_BR |
dc.title.alternative | Inclusion of young apprentices in Brazil and Recommendation No. 208 of the International Labor Organization (ILO) | pt_BR |
dc.type.genre | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.rvbisys | in00001485561 | |
dc.relation.ispartoflink | https://hdl.handle.net/20.500.12178/249528 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.70405/rtst.v91i1.140 |
Coleção
-
Artigos9466