Ver registro simples

Artigo de periódico

A proteção internacional e constitucional ao trabalho da criança e do adolescente e a PEC 18/2011

dc.contributor.authorMartins, Adalberto
dc.contributor.authorCanêdo, Vítor dos Reis
dc.date.accessioned2025-04-14T18:31:18Z
dc.date.available2025-04-14T18:31:18Z
dc.date.issued2025-02
dc.identifier.citationMARTINS, Adalberto; CANÊDO, Vítor dos Reis. A proteção internacional e constitucional ao trabalho da criança e do adolescente e a PEC 18/2011 = The international and constitutional protection of child and adolescent labor and PEC 18/2011. Revista de direito do trabalho e seguridade social, São Paulo, v. 51, n. 239, p. 51-69, jan./fev. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12178/248436
dc.description.abstract[por] Traz à reflexão o objeto da proposta de Emenda constitucional 18/2011, à luz do princípio constitucional da proteção integral à criança e ao adolescente e das convenções internacionais 138 e 182 da Organização Internacional do Trabalho, ambas ratificadas pelo Brasil, e que disciplinam a idade mínima para o trabalho e a eliminação das piores formas de trabalho infantil, respectivamente. Trata-se da PEC 18/2011, que tem por escopo a modificação do art. 7º, XXXIII, da Constituição federal, para permitir o trabalho em regime de tempo parcial a partir dos 14 anos de idade, o qual não pressupõe a formação técnico-profissional metódica de que trata o contrato de aprendizagem, e daí a defesa de que referida proposta de emenda constitucional, uma vez aprovada, legitimaria um quadro desalentador de exploração do trabalho infantil, em manifesto retrocesso social.pt_BR
dc.description.abstract[eng] This article aims to reflect on the subject of Constitutional Amendment Proposal 18/2011, in light of the constitutional principle of comprehensive protection of children and adolescents, as well as International Labour Organization Conventions 138 and 182, both ratified by Brazil. These conventions regulate the minimum working age and the elimination of the worst forms of child labor, respectively. The PEC 18/2011 seeks to amend Article 7, XXXIII, of the Federal Constitution to allow part-time work from the age of 14, which does not require the systematic technical-professional training provided under apprenticeship agreements. Consequently, the article argues that, if approved, this constitutional amendment would legitimize a discouraging scenario of child labor exploitation, representing a clear social regression.pt_BR
dc.description.tableofcontentsConsiderações gerais sobre a PEC 18/2011 -- As convenções da Organização Internacional do Trabalho acerca do trabalho infantil -- A proteção constitucional e legal da criança e do adolescente no ordenamento jurídico brasileiro -- Regime de tempo parcial e a incompatibilidade com a sistemática da proteção ao trabalhador adolescentept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de direito do trabalho e seguridade social: vol. 51, n. 239 (jan./fev. 2025)pt_BR
dc.subjectOrganização Internacional do Trabalho (OIT)pt_BR
dc.subjectCriança, Brasilpt_BR
dc.subjectTrabalho do menor, Brasilpt_BR
dc.subjectProteção de menores, Brasilpt_BR
dc.subjectTrabalho infantil, projeto de lei, Brasilpt_BR
dc.subjectTrabalho infantilpt_BR
dc.subjectJornada de trabalho, Brasilpt_BR
dc.titleA proteção internacional e constitucional ao trabalho da criança e do adolescente e a PEC 18/2011pt_BR
dc.title.alternativeThe international and constitutional protection of child and adolescent labor and PEC 18/2011pt_BR
dc.type.genreArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.rvbisysin00001459590
dc.relation.ispartoflinkhttps://hdl.handle.net/20.500.12178/246177pt_BR

Thumbnail

Coleção

Ver registro simples