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Artigo de periódico

Direito à educação digital como efetivação ao trabalho decente na indústria 4.0

dc.contributor.authorBrito Filho, José Cláudio Monteiro de
dc.contributor.authorCosta, Juliana Marques dos Santos
dc.date.accessioned2024-05-14T21:08:08Z
dc.date.available2024-05-14T21:08:08Z
dc.date.issued2022-12
dc.identifier.citationBRITO FILHO, José Cláudio Monteiro de; COSTA, Juliana Marques dos Santos. Direito à educação digital como efetivação ao trabalho decente na indústria 4.0. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Belo Horizonte, v. 68, n. 106, p. 93-113, jul./dez. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12178/232969
dc.description.abstract[por] Discute o acesso à educação digital para a efetivação do trabalho decente na sociedade 4.0. O objetivo é compreender de que maneira a falta de acesso à qualificação profissional, englobado pelo direito fundamental à educação, impacta na concretização do direito ao labor decente no contexto da 4ª Revolução Industrial. A pesquisa conclui, com a industrialização 4.0, que houve mudanças substanciais nas formas de trabalho, de modo que aqueles que possuem qualificação profissional foram absorvidos pelos postos digitais, enquanto que os que carecem de educação foram condenados ao desemprego ou coagidos à ocupação de postos de labor precarizado. Por isso, o investimento em educação digital é imprescindível para que o sujeito possua direito ao trabalho e liberdade na escolha do trabalho, assegurando o labor decente. Para tanto, utiliza-se o método hipotético-dedutivo, com uma análise documental e bibliográfica e uma abordagem qualitativa do tema.pt_BR
dc.description.abstract[eng] This article discusses access to digital education for the realization of decent work in society 4.0. The objective is to understand how the lack of access to professional qualification, encompassed by the fundamental right to education, impacts on the realization of the right to decent work in the context of the 4th Industrial Revolution. The research concludes, with industrialization 4.0, there were substantial changes in the forms of work, so that those who have professional qualifications were absorbed by digital jobs, while those who lack education were condemned to unemployment or coerced into occupying jobs. precarious. Therefore, investment in digital education is essential for the subject to have the right to work and freedom in choosing work, ensuring decent work. For that, the hypothetical-deductive method is used, with a documental and bibliographic analysis and a qualitative approach to the theme.pt_BR
dc.description.tableofcontentsO trabalho decente: direitos mínimos para garantia da dignidade no campo sociolaborativo -- Relação de trabalho e o cenário da indústria 4.0 -- Trabalho digno e acesso universal à educação digitalpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofRevista do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região: vol. 68, n. 106 (jul./dez. 2022)pt_BR
dc.subjectDireito à educação, Brasilpt_BR
dc.subjectMudança tecnológica, Brasilpt_BR
dc.subjectRelação de trabalho, inovação tecnológica, Brasilpt_BR
dc.subjectPrecarização do trabalho, Brasilpt_BR
dc.subjectDireito ao trabalho, Brasilpt_BR
dc.subjectTrabalho decente, Brasilpt_BR
dc.titleDireito à educação digital como efetivação ao trabalho decente na indústria 4.0pt_BR
dc.type.genreArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.rvbisys1260108
dc.relation.ispartoflinkhttps://hdl.handle.net/20.500.12178/228575pt_BR

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