Artigo de periódico
Direito à educação digital como efetivação ao trabalho decente na indústria 4.0
dc.contributor.author | Brito Filho, José Cláudio Monteiro de | |
dc.contributor.author | Costa, Juliana Marques dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2024-05-14T21:08:08Z | |
dc.date.available | 2024-05-14T21:08:08Z | |
dc.date.issued | 2022-12 | |
dc.identifier.citation | BRITO FILHO, José Cláudio Monteiro de; COSTA, Juliana Marques dos Santos. Direito à educação digital como efetivação ao trabalho decente na indústria 4.0. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Belo Horizonte, v. 68, n. 106, p. 93-113, jul./dez. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12178/232969 | |
dc.description.abstract | [por] Discute o acesso à educação digital para a efetivação do trabalho decente na sociedade 4.0. O objetivo é compreender de que maneira a falta de acesso à qualificação profissional, englobado pelo direito fundamental à educação, impacta na concretização do direito ao labor decente no contexto da 4ª Revolução Industrial. A pesquisa conclui, com a industrialização 4.0, que houve mudanças substanciais nas formas de trabalho, de modo que aqueles que possuem qualificação profissional foram absorvidos pelos postos digitais, enquanto que os que carecem de educação foram condenados ao desemprego ou coagidos à ocupação de postos de labor precarizado. Por isso, o investimento em educação digital é imprescindível para que o sujeito possua direito ao trabalho e liberdade na escolha do trabalho, assegurando o labor decente. Para tanto, utiliza-se o método hipotético-dedutivo, com uma análise documental e bibliográfica e uma abordagem qualitativa do tema. | pt_BR |
dc.description.abstract | [eng] This article discusses access to digital education for the realization of decent work in society 4.0. The objective is to understand how the lack of access to professional qualification, encompassed by the fundamental right to education, impacts on the realization of the right to decent work in the context of the 4th Industrial Revolution. The research concludes, with industrialization 4.0, there were substantial changes in the forms of work, so that those who have professional qualifications were absorbed by digital jobs, while those who lack education were condemned to unemployment or coerced into occupying jobs. precarious. Therefore, investment in digital education is essential for the subject to have the right to work and freedom in choosing work, ensuring decent work. For that, the hypothetical-deductive method is used, with a documental and bibliographic analysis and a qualitative approach to the theme. | pt_BR |
dc.description.tableofcontents | O trabalho decente: direitos mínimos para garantia da dignidade no campo sociolaborativo -- Relação de trabalho e o cenário da indústria 4.0 -- Trabalho digno e acesso universal à educação digital | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região: vol. 68, n. 106 (jul./dez. 2022) | pt_BR |
dc.subject | Direito à educação, Brasil | pt_BR |
dc.subject | Mudança tecnológica, Brasil | pt_BR |
dc.subject | Relação de trabalho, inovação tecnológica, Brasil | pt_BR |
dc.subject | Precarização do trabalho, Brasil | pt_BR |
dc.subject | Direito ao trabalho, Brasil | pt_BR |
dc.subject | Trabalho decente, Brasil | pt_BR |
dc.title | Direito à educação digital como efetivação ao trabalho decente na indústria 4.0 | pt_BR |
dc.type.genre | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.rvbisys | 1260108 | |
dc.relation.ispartoflink | https://hdl.handle.net/20.500.12178/228575 | pt_BR |
Coleção
-
Artigos9441