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Artigo de periódico

Gamefi e a nova classe de trabalhadores

dc.contributor.authorGomes, Ana Cláudia Nascimento
dc.contributor.authorFarah, Fernanda Daher Caram
dc.date.accessioned2023-05-15T21:13:14Z
dc.date.available2023-05-15T21:13:14Z
dc.date.issued2023-03
dc.identifier.citationGOMES, Ana Cláudia Nascimento; FARAH, Fernanda Daher Caram. Gamefi e a nova classe de trabalhadores. Revista eletrônica [do] Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, Curitiba, v. 12, n. 118, p. 78-91, mar. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12178/215796
dc.description.abstract[por] Aborda as possíveis problemáticas advindas para o direito do trabalho em decorrência dos novos "trabalhadores" que se ativam com a gamefi. A pós-modernidade é marcada por desafios advindos da era digital, notadamente diante da utilização de plataformas online na tecnologia blockchain como meio de negócio jurídico. Consentâneo aos avanços tecnológicos disruptivos, erigem diferentes formas de organização do trabalho, cada vez mais distante da clássica relação laboral que vigia até o século passado. Traz inicialmente conceitos técnicos, como gamefi, criptomoedas e NFT’s. Ato contínuo, aprofundar-se-á nas relações jurídicas advindas de protocolos que promovem o encontro convergente entre proprietários de ativos digitais com pessoas que recebem para jogar (play to earn). Por fim, serão realizadas ponderações jurídicas e sociais, especialmente em razão do consequente distanciamento da tradicional relação capital-trabalho que se verifica. Por se tratar de ares pouco conhecidos e mares parcamente navegáveis na seara jurídica, não se almejará dar respostas conclusivas, mas se farão reflexões prospectivas e equilibradas dos novos trabalhadores/jogadores que não podem ficar à deriva de qualquer proteção jurídica.pt_BR
dc.description.abstract[eng] This article will address the possible problems arising for labor Law as a result of the new "workers" that are activated with gamefi. Postmodernity is marked by challenges arising from the digital age, notably in the face of the use of online platforms in blockchain technology as a means of legal business. In line with disruptive technological advances, different forms of work organization have been created, increasingly distant from the classic labor relationship that prevailed until the last century. The article will initially bring technical concepts, such as gamefi, cryptocurrencies and NFT’s. Subsequently, it will delve deeper into the legal relationships arising from protocols that promote the convergent meeting between owners of digital assets and people who receive to play (play to earn). Finally, legal and social considerations will be carried out, especially due to the consequent distance from the traditional capital-labor relationship that is verified. As these are little known airs and poorly navigable seas in the legal field, it will not aim to give conclusive answers, but prospective and balanced reflections will be made of the new workers/players who cannot be adrift of any legal protection.pt_BR
dc.description.tableofcontentsTrabalho realizado em plataforma (gamers) x para plataforma (uberização) -- Conceitos: Gamefi, criptomoedas e NFT’s -- Criptomoedas no jogos digitais -- Os novos trabalhadores digitais: play to earn -- Trabalho decentept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofRevista eletrônica [do] Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região: vol. 12, n. 118 (mar. 2023)pt_BR
dc.subjectRelação de trabalho, inovação tecnológica, Brasilpt_BR
dc.subjectJogo eletrônico, Brasilpt_BR
dc.subjectPrestação de serviços, inovação tecnológica, Brasilpt_BR
dc.subjectTrabalhador, proteção, Brasilpt_BR
dc.subjectBlockchainspt_BR
dc.subjectCriptomoedapt_BR
dc.subjectTecnologia disruptivapt_BR
dc.titleGamefi e a nova classe de trabalhadorespt_BR
dc.type.genreArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.rvbisys1236805
dc.relation.ispartoflinkhttps://hdl.handle.net/20.500.12178/215494pt_BR

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