Artigo de periódico
O crescimento dos esportes e os cuidados que as organizações (times) devem ter nas relações de trabalho com cyber-atletas no âmbito das gaming house's e gaming office's
dc.contributor.author | Silveira, Douglas Cardoso | |
dc.contributor.author | Pasold, Andrea Maria Limongi | |
dc.date.accessioned | 2022-12-19T15:13:05Z | |
dc.date.available | 2022-12-19T15:13:05Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Douglas Cardoso; PASOLD, Andrea Maria Limongi. O crescimento dos esportes e os cuidados que as organizações (times) devem ter nas relações de trabalho com cyber-atletas no âmbito das gaming house's e gaming office's. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, Florianópolis, v. 25, n. 34, p. 115-135, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12178/210154 | |
dc.description.abstract | Os esportes eletrônicos cresceram abruptamente nos últimos anos, mormente pelo impulso causado pela pandemia do novo coronavírus, quando a tecnologia se fez ainda mais presente em todo mundo, sobretudo, pelo fato de esportes eletrônicos serem uma válvula de escape para a ausência de esportes tradicionais. Com isso, o número de organizações (times) e players também cresceu muito, sendo incontroverso também, o aumento de discussão sobre o tema. Lesões, jornadas extenuantes, precarização do trabalho e ausência de regulamentação sobre o meio dos eSports 115 preocupa especialistas, familiares de atletas e até mesmo quem explora essa atividade. Este trabalho visa nortear profissionais e interessados acerca da relação entre jogadores de esportes eletrônicos e organizações, objetivando minimizar problemas que podem prejudicar as partes que firmam acordos para trabalhar no meio. | pt_BR |
dc.description.tableofcontents | ESports: surgimento e evolução: eSports no Brasil. Reconhecimento dos eSports como esporte e necessidade de legislar sobre o ramo. Conceito de cyber-atleta. Contrato especial de trabalho desportivo. Organizações (times) -- Gaming house’s e gaming office’s e seus efeitos jurídicos para o cyber-atleta: Jornada de trabalho. Tempo à disposição do empregador. Acidentes de trabalho e riscos ocupacionais. Medidas de compliance: criação de códigos de conduta, políticas de advertência e canais de denúncia. Da relação entra as organizações e atletas menores de idade | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | Brasil. Lei Pelé (1998) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região: vol. 25, n. 34 (2022) | pt_BR |
dc.relation.uri | https://www.lexml.gov.br/urn/urn:lex:br:federal:lei:1998-03-24;9615 | pt_BR |
dc.subject | Relação de trabalho, inovação tecnológica, Brasil | pt_BR |
dc.subject | Jogo eletrônico | pt_BR |
dc.subject | Atleta profissional, Brasil | pt_BR |
dc.subject | Condições de trabalho, Brasil | pt_BR |
dc.subject | Jornada de trabalho, Brasil | pt_BR |
dc.subject | Acidente do trabalho, Brasil | pt_BR |
dc.subject | Risco ocupacional, Brasil | pt_BR |
dc.subject | Precarização do trabalho, Brasil | pt_BR |
dc.subject | Compliance trabalhista, Brasil | pt_BR |
dc.title | O crescimento dos esportes e os cuidados que as organizações (times) devem ter nas relações de trabalho com cyber-atletas no âmbito das gaming house's e gaming office's | pt_BR |
dc.type.genre | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.rvbisys | 1228965 | |
dc.relation.ispartoflink | https://hdl.handle.net/20.500.12178/209946 | pt_BR |
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