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Artigo de periódico

Ações afirmativas: racialização e privilégios ou justiça e igualdade?

dc.contributor.authorSantos, Sales Augusto dos
dc.date.accessioned2012-02-28T14:37:56Z
dc.date.available2012-02-28T14:37:56Z
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationSANTOS, Sales Augusto dos. Ações afirmativas: racialização e privilégios ou justiça e igualdade? Sísifo: Revista de Ciência da Educação, n. 10, p. 111-120, set./dez. 2009. ISSN 1646-4990.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Sales Augusto dos. Affirmative action: racionalization and privileges or justice and equality? Sísifo: educational sciences journal, n. 10, p. 109-118, set./dez. 2009. ISSN 1646-6500.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12178/20158
dc.descriptionInformação sobre o autor: servidor do Tribunal Superior do Trabalhopt_BR
dc.description.abstract[por] Relata que a questão racial foi incluída na agenda política brasileira no início da década de 2000, especialmente por meio da reivindicação dos movimentos sociais negros com propostas de sistema de cotas para estudantes negros nos vestibulares das universidades públicas brasileiras. Contudo, há vários argumentos ponderados e, também, imprudentes contra esse sistema. Analisa apenas um destes argumentos contrários a esse sistema, qual seja: as políticas públicas de inclusão de estudantes nas universidades deveriam ser focalizadas na classe social e não raça/cor dos estudantes, visto que ações afirmativas para negros racializará a sociedade brasileira.pt_BR
dc.description.abstract[eng] The racial issue made its way into the Brazilian political agenda in the decade beginning in 2000, especially through the proposals made by black social movements for a quota system to be introduced for black students in the enrolment process to Brazil’s public universities. However, there several pondered arguments, as well as imprudent ones, reject this system. In this article, owing to space restrictions, only those arguments against the system shall be analysed, which comprise: the public policies of inclusion of students in universities should be focused on the social class and not on the race/colour of the students, given that affi rmative action for blacks will increase racialization in Brazilian society.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDiscriminação racialpt_BR
dc.subjectAcesso à educaçãopt_BR
dc.subjectUniversidade públicapt_BR
dc.subjectIgualdade na educaçãopt_BR
dc.subjectAção afirmativapt_BR
dc.subjectNegros na universidadept_BR
dc.subjectMovimento étnicopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.titleAções afirmativas: racialização e privilégios ou justiça e igualdade?pt_BR
dc.title.alternativeAffirmative action: racionalization and privileges or justice and equality?pt_BR
dc.type.genreArtigo de periódicopt_BR

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