Artigo de periódico
Universidades públicas, sistema de cotas para os estudantes negros e disputas acadêmico-políticas no Brasil contemporâneo
Artigo de periódico
Universidades públicas, sistema de cotas para os estudantes negros e disputas acadêmico-políticas no Brasil contemporâneo
[por] Constata que há uma forte correlação entre estudar em universidades públicas e ocupar espaços de prestígio, poder e mando na sociedade brasileira. Busca-se sustentar a hipótese de que a política de cotas para estudantes negros extrapola o seu objetivo imediato: a inclusão desses estudantes no ensino público superior. Ela tem um potencial transformador para além da sua função manifesta ao demonstrar para a sociedade brasileira que é possível redistribuir políticas públicas de boa qualidade e, adicionalmente, questionar a ideologia racial brasileira. E mais, possibilita se aspirar a mudanças na composição das elites dirigentes brasileiras. [eng] In this article, the author supports the hypothesis that the quota policy for black students in Brazilian’s state and federal universities goes beyond its immediate purpose: to promote the inclusion of black people in public higher education. It has a transforming potential which exceeds its manifest function as it demonstrates to the Brazilian society that it is possible to redistribute quality public policies and to question the Brazilian racial ideology. Moreover, it allows the longing for changes in the composition of the Brazilian leading elites.
Para citar este item
https://hdl.handle.net/20.500.12178/19676Notas
Informação sobre o autor: Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB); servidor do Tribunal Superior do TrabalhoFonte
SANTOS, Sales Augusto dos. Universidades públicas, sistema de cotas para os estudantes negros e disputas acadêmico-políticas no Brasil contemporâneo. Política e trabalho: Revista de Ciências Sociais, João Pessoa, n. 33, p. 49-74, out. 2010.Estes itens também podem interessá-lo
-
Movimentos negros, educação e ações afirmativas
Santos, Sales Augusto dos | 2007[por] Discute por que renomados cientistas sociais da área de estudos e pesquisas sobre as relações raciais brasileiras – brancos em sua maioria absoluta, de acordo com a classificação do IBGE –, são contra a implementação de cotas para os estudantes negros nos vestibulares das universidades públicas brasileiras. Para ... -
Ações afirmativas: racialização e privilégios ou justiça e igualdade?
Santos, Sales Augusto dos | 2009[por] Relata que a questão racial foi incluída na agenda política brasileira no início da década de 2000, especialmente por meio da reivindicação dos movimentos sociais negros com propostas de sistema de cotas para estudantes negros nos vestibulares das universidades públicas brasileiras. Contudo, há vários argumentos ... -
Estudo de caso: a Ação civil pública 0000790-37.2020.5.10.0015 e a atuação de instituições em prol do programa de trainee 2021 da Magazine Luiza com previsão de vagas apenas para pessoas negras
Miguel, Leonardo Pereira Mello | jun. 2023[por] Estuda o programa de trainee 2021 da Magazine Luiza, que previu vagas apenas para pessoas negras, e a Ação civil pública que a impugnou judicialmente. Nesta pesquisa, utilizou-se do método lógico-dedutivo para análise da problemática questão da legitimidade ativa e o "racismo reverso" sustentado na petição inicial, ... -
Revista de direito constitucional e internacional: vol. 19, n. 74 (jan./mar. 2011)
Instituto Brasileiro de Direito Constitucional (IBDC) | mar. 2011 -
Revista dos tribunais: vol. 105, n. 968 (jun. 2016)
| jun. 2016 -
Educação profissional: trabalho, letramento e políticas públicas formativas
Balogh, Iêda Rodrigues da Silva; Costa, Patrícia Lessa Santos; Silva, Valdélio Santos; Amorim, Antônio | 2017 -
Ações afirmativas: polêmicas e possibilidades sobre igualdade racial e o papel do Estado
Santos, Sales Augusto dos; Cavalleiro, Eliane; Barbosa, Maria Inês da Silva; Ribeiro, Matilde | 2008[por] Analisa a importância do papel do Estado para a implementação das políticas públicas de ação afirmativa, especialmente para estudantes negros ingressarem no ensino superior público. Argumenta-se que a ação afirmativa é uma das alternativas para reduzir ou minimizar a desigualdade de inserção entre estudantes negros ... -
Revista de processo: vol. 30, n. 119 (jan. 2005)
Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) | jan. 2005