Relatório
Relatório final de pesquisa de pós-doutorado: ações afirmativas na educação pública brasileira: o perfil dos estudantes egressos do sistema de cotas na Universidade de Brasília
Relatório
Relatório final de pesquisa de pós-doutorado: ações afirmativas na educação pública brasileira: o perfil dos estudantes egressos do sistema de cotas na Universidade de Brasília
Traça o perfil dos estudantes que se formaram pelo sistema de cotas da Universidade de Brasília (UnB) até o segundo semestre de 2011. Os dados e/ou resultados da pesquisa são surpreendentes visto que o sistema de cotas da UnB demonstrou ser não somente uma medida acertada e uma condição necessária para amenizar as desigualdades raciais entre negros (pretos e pardos), indígenas, brancos e amarelos no ensino superior público brasileiro, mas, principalmente, demonstrou ser uma medida justa para com os seus sujeitos de direito: negros e indígenas.
Para citar este item
https://hdl.handle.net/20.500.12178/39403Instituição
Brown University
Notas
Informação sobre o autor: Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB); servidor do Tribunal Superior do TrabalhoGrau
Pós-DoutoradoFonte
Santos, Sales Augusto dos. Relatório final de pesquisa de pós-doutorado: ações afirmativas na educação pública brasileira: o perfil dos estudantes egressos do sistema de cotas na Universidade de Brasília. 273 f. Providence, Rodhe Island: Brown University, 2013.Veja também
-
Movimentos negros, educação e ações afirmativas
Santos, Sales Augusto dos | 2007[por] Discute por que renomados cientistas sociais da área de estudos e pesquisas sobre as relações raciais brasileiras – brancos em sua maioria absoluta, de acordo com a classificação do IBGE –, são contra a implementação de cotas para os estudantes negros nos vestibulares das universidades públicas brasileiras. Para ... -
Ações afirmativas: racialização e privilégios ou justiça e igualdade?
Santos, Sales Augusto dos | 2009[por] Relata que a questão racial foi incluída na agenda política brasileira no início da década de 2000, especialmente por meio da reivindicação dos movimentos sociais negros com propostas de sistema de cotas para estudantes negros nos vestibulares das universidades públicas brasileiras. Contudo, há vários argumentos ... -
Políticas de promoção da igualdade racial e ação afirmativa
Santos, Sales Augusto dos; Silveira, Marly | set. 2010Trata das políticas de promoção da igualdade racial, que não se limitam apenas ao sistema de cotas para o ingresso dos negros nas universidades públicas brasileiras. Relata que as ações afirmativas são medidas especiais e temporárias, tomadas ou determinadas pelo Estado, espontânea ou compulsoriamente, com o objetivo de ... -
Universidades públicas, sistema de cotas para os estudantes negros e disputas acadêmico-políticas no Brasil contemporâneo
Santos, Sales Augusto dos | out. 2010[por] Constata que há uma forte correlação entre estudar em universidades públicas e ocupar espaços de prestígio, poder e mando na sociedade brasileira. Busca-se sustentar a hipótese de que a política de cotas para estudantes negros extrapola o seu objetivo imediato: a inclusão desses estudantes no ensino público superior. ... -
Ações afirmativas: polêmicas e possibilidades sobre igualdade racial e o papel do Estado
Santos, Sales Augusto dos; Cavalleiro, Eliane; Barbosa, Maria Inês da Silva; Ribeiro, Matilde | 2008[por] Analisa a importância do papel do Estado para a implementação das políticas públicas de ação afirmativa, especialmente para estudantes negros ingressarem no ensino superior público. Argumenta-se que a ação afirmativa é uma das alternativas para reduzir ou minimizar a desigualdade de inserção entre estudantes negros ... -
Reserva de vagas para pessoas negras em empresas privadas: uma política empresarial lícita à luz da Convenção interamericana contra o racismo
Costa, Igor Oliveira | jun. 2022Objetiva a investigação científica acerca da licitude da política empresarial de reserva de vagas para pessoas negras em empresas privadas, em um estudo à luz da Convenção interamericana contra o racismo, que foi recentemente incorporada ao ordenamento jurídico brasileiro com status de norma constitucional. Apesar da ... -
Estudo de caso: a Ação civil pública 0000790-37.2020.5.10.0015 e a atuação de instituições em prol do programa de trainee 2021 da Magazine Luiza com previsão de vagas apenas para pessoas negras
Miguel, Leonardo Pereira Mello | jun. 2023[por] Estuda o programa de trainee 2021 da Magazine Luiza, que previu vagas apenas para pessoas negras, e a Ação civil pública que a impugnou judicialmente. Nesta pesquisa, utilizou-se do método lógico-dedutivo para análise da problemática questão da legitimidade ativa e o "racismo reverso" sustentado na petição inicial, ... -
A discriminação da mulher negra no mercado de trabalho e as políticas públicas
Trippia, Luciane Maria; Baracat, Eduardo Milléo | ago. 2014[por] Nas últimas décadas, o mercado de trabalho tem sofrido as influências e os impactos da globalização, surgindo, daí, desafios em relação aos processos de exclusão dos grupos vulneráveis, notadamente em relação à trabalhadora negra. Pesquisas comprovam que embora no Brasil quase metade da população seja composta por ... -
Projeto políticas da cor na Universidade Federal do Mato Grosso
Santos, Sales Augusto dos | 2004[por] Descreve o impacto resultante no desempenho acadêmico e na visão de mundo dos discentes bolsistas de um projeto de ação afirmativa, o Projeto Políticas da Cor na Universidade Federal de Mato Grosso, que está sendo executado nessa universidade. Em menor grau, descreve também o impacto desse projeto no meio acadêmico ...