Artigo de periódico
Ações afirmativas: racialização e privilégios ou justiça e igualdade?
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Ações afirmativas: racialização e privilégios ou justiça e igualdade?
[por] Relata que a questão racial foi incluída na agenda política brasileira no início da década de 2000, especialmente por meio da reivindicação dos movimentos sociais negros com propostas de sistema de cotas para estudantes negros nos vestibulares das universidades públicas brasileiras. Contudo, há vários argumentos ponderados e, também, imprudentes contra esse sistema. Analisa apenas um destes argumentos contrários a esse sistema, qual seja: as políticas públicas de inclusão de estudantes nas universidades deveriam ser focalizadas na classe social e não raça/cor dos estudantes, visto que ações afirmativas para negros racializará a sociedade brasileira. [eng] The racial issue made its way into the Brazilian political agenda in the decade beginning in 2000, especially through the proposals made by black social movements for a quota system to be introduced for black students in the enrolment process to Brazil’s public universities. However, there several pondered arguments, as well as imprudent ones, reject this system. In this article, owing to space restrictions, only those arguments against the system shall be analysed, which comprise: the public policies of inclusion of students in universities should be focused on the social class and not on the race/colour of the students, given that affi rmative action for blacks will increase racialization in Brazilian society.
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https://hdl.handle.net/20.500.12178/20158Descripción
Informação sobre o autor: servidor do Tribunal Superior do TrabalhoReferencia bibliográfica
SANTOS, Sales Augusto dos. Ações afirmativas: racialização e privilégios ou justiça e igualdade? Sísifo: Revista de Ciência da Educação, n. 10, p. 111-120, set./dez. 2009. ISSN 1646-4990.SANTOS, Sales Augusto dos. Affirmative action: racionalization and privileges or justice and equality? Sísifo: educational sciences journal, n. 10, p. 109-118, set./dez. 2009. ISSN 1646-6500.
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