• português (Brasil)
    • English
    • español
    • français
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • français
  • Entrar
Dicas de pesquisa
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Navegar

Toda a JusLaborisColeçõesAutoresTítulosCategoriasAssuntosMarcadores (Tags)Esta coleçãoAutoresTítulosCategoriasAssuntosMarcadores (Tags)

    Minha conta

    Entrar (use sua senha de rede)

    Dados estatísticos

    Estatísticas de acesso
    Ver item 
    •   JusLaboris
    • 1. Doutrina
    • Artigos
    • Ver item
    •   JusLaboris
    • 1. Doutrina
    • Artigos
    • Ver item
    Artigo de periódico

    Os honorários advocatícios na justiça do trabalho: uma concepção em prol da recomposição do patrimônio do trabalhador

    Barbugiani, Luiz Henrique Sormani | set. 2015
    Thumbnail

    PDF (190Kb)

    RVBI
    001047679
    Coleção
    • Artigos9450

    Estatísticas
    Dados técnicos
    Artigo de periódico

    Os honorários advocatícios na justiça do trabalho: uma concepção em prol da recomposição do patrimônio do trabalhador

    Barbugiani, Luiz Henrique Sormani | set. 2015
    PDF (190Kb)

    Os honorários advocatícios sucumbenciais ao longo dos anos deixaram de ser uma mera reposição dos gastos do vencedor no processo judicial para se tornar uma verba destinada aos causídicos e não às partes. A Consolidação das Leis do Trabalho não se adaptou a essas mudanças e, enraizada numa concepção conservadora relacionada à inviabilidade de tal condenação na Justiça do Trabalho, devido ao jus postulandi concedido às partes (empregado e empregador) no processo trabalhista, os juízes, vêm, recusando-se sistematicamente a aplicar de maneira generalizada, salvo raras exceções sumuladas pelo Tribunal Superior do Trabalho ou objeto de instrução normativa decorrente das alterações promovidas na competência pela Emenda nº 45/2004, o princípio da sucumbência nos moldes do artigo 20 do CPC em vigor. Além disso, percebe-se uma tendência de sequer aplicar as disposições do Código Civil de 2002, que permitem o ressarcimento dos honorários advocatícios contratuais despendidos pelo trabalhador na contratação de um advogado para a defesa de seus interesses judicial e extrajudicialmente. Pretende-se avaliar essa situação, com especial enfoque na necessidade de remodulação da visão arcaica permeada na jurisprudência trabalhista tendente a uma evolução que propicie uma maior proteção ao trabalho com uma mais adequada recomposição de seus direitos lesados.
    Para citar este item
    https://hdl.handle.net/20.500.12178/190651
    Notas de conteúdo
    Honorários de sucumbência e honorários contratuais -- Honorários sucumbenciais na justiça do trabalho -- Os honorários contratuais e a recomposição do patrimônio do empregado
    In
    Justiça do trabalho: ano 32, n. 381 (set. 2015)
    Fonte
    BARBUGIANI, Luiz Henrique Sormani. Os honorários advocatícios na justiça do trabalho: uma concepção em prol da recomposição do patrimônio do trabalhador. Justiça do trabalho, Porto Alegre, ano 32, n. 381, p. 7-25, set. 2015.
    Assunto
    Advogado, honorários, jurisprudência, Brasil ; Advogado, honorários, pagamento, Brasil ; Princípio da sucumbência, Brasil ; Princípio do jus postulandi, Brasil ; Justiça do trabalho, Brasil
    RVBI
    001047679
    Coleção
    • Artigos9450

    Estatísticas
    Dados técnicos

    Veja também

    • Imagem
      Jurisprudência

      Informativo TST: n. 226 (29 set. a 9 out. 2020) 

      Brasil. Tribunal Superior do Trabalho (TST) | 9 out. 2020
    • Imagem
      Jurisprudência

      Informativo TST: n. 215 (5 fev. a 9 mar. 2020) 

      Brasil. Tribunal Superior do Trabalho (TST) | 9 mar. 2020
    • Imagem
      Jurisprudência

      Informativo TST: n. 270 (27 mar. a 14 abr. 2023) 

      Brasil. Tribunal Superior do Trabalho (TST) | 14 abr. 2023
    • Imagem
      Jurisprudência

      Informativo TST: n. 276 (2 a 18 ago. 2023) 

      Brasil. Tribunal Superior do Trabalho (TST) | 18 ago. 2023
    • Imagem
      Jurisprudência

      Informativo TST: n. 267 (1º a 17 fev. 2023) 

      Brasil. Tribunal Superior do Trabalho (TST) | 17 fev. 2023
    • Imagem
      Jurisprudência

      Informativo TST: n. 289 (3 a 27 jun. 2024) 

      Brasil. Tribunal Superior do Trabalho (TST) | 27 jun. 2024
    • Imagem
      Jurisprudência

      Informativo TST: n. 257 (20 jun. a 1º jul. 2022) 

      Brasil. Tribunal Superior do Trabalho (TST) | 1º jul. 2022
    • Imagem
      Jurisprudência

      Informativo TST: n. 234 (16 a 30 mar. 2021) 

      Brasil. Tribunal Superior do Trabalho (TST) | 30 mar. 2021
    • Imagem
      Jurisprudência

      Informativo TST: n. 238 (17 a 31 maio 2021) 

      Brasil. Tribunal Superior do Trabalho (TST) | 31 maio 2021
    • Imagem
      Jurisprudência

      Informativo TST: n. 278 (11 a 22 set. 2023) 

      Brasil. Tribunal Superior do Trabalho (TST) | 22 set. 2023

      Início · Página do TST

      SAF Sul, Brasília, Distrito Federal

      Fale com um Bibliotecário

      Sobre a JusLaborisA JusLaboris dissemina conhecimento na área do Direito e campos correlatos de conhecimento, especialmente o direito do trabalho, permitindo a pesquisa em seus 58655 itens, observada a legislação de direitos autorais em vigor.