Ver registro simples

Artigo de periódico

A reforma trabalhista e a demanda por uma nova cultura conciliatória no ensino do Direito do trabalho

dc.contributor.authorPereira Júnior, Antonio Jorge
dc.contributor.authorCastro, Lucas Silva de
dc.contributor.authorRayol, Rayane Araújo Castelo Branco
dc.date.accessioned2019-11-19T18:20:58Z
dc.date.available2019-11-19T18:20:58Z
dc.date.issued2019-06
dc.identifier.citationPEREIRA JUNIOR, Antonio Jorge; CASTRO, Lucas da Silva de; RAYOL, Rayane Araújo Castelo Branco . A reforma trabalhista e a demanda por uma nova cultura conciliatória no ensino do Direito do trabalho. Revista de direito do trabalho, São Paulo, v. 45, n. 202, p. 223-241, jun. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12178/164890
dc.description.abstract[por] Examina as novas ferramentas introduzidas pela Lei 13.467/2017 na legislação trabalhista brasileira, quanto aos meios extrajudiciais de gestão dos conflitos e a necessidade de mudança da cultura demandista e tecnicista instalada na formação do operador do Direito, tomando como referência a Resolução 125 do CNJ e Resolução 174 do CESJT. Analisa o reflexo da disputa existente entre litigiosidade e cooperação no ensino jurídico, propondo uma nova educação para a pacificação dos conflitos na teoria e na prática. Utilizando-se, para tanto, de métodos educativos participativos em sala de aula, como as clínicas de direito, o role-play, a simulação e a instalação do CEJUSC-JT nas faculdades de Direito. O método de pesquisa é bibliográfico e a abordagem pura. Conclui o estudo propondo uma reflexão para a academia, a respeito da mudança de paradigma no ensino jurídico do Direito do Trabalho.pt_BR
dc.description.abstract[eng] This article aims to examine the new tools introduced by Law 13,467 /2017 in Brazilian labor legislation, regarding the extrajudicial means of conflict management and the need to change the demander and technicist culture installed in the training of the operator of the Law, taking as reference Resolution 125 of CNJ and Resolution 174 of the CSJT. It analyzes the reflection of the dispute between litigiousness and cooperation in legal education, proposing a new education for the pacification of conflicts in theory and practice. Using, for this, participatory educational methods in the classroom, such as law clinics, role-play, simulation and the installation of CEJUSC-JT in law schools. Bibliographic research was used as methodology. Concludes the study proposing a reflection for the academy, regarding the paradigm shift in the legal teaching of Labor Law.pt_BR
dc.description.tableofcontentsA solução de conflitos na Justiça do Trabalho à luz da Reforma trabalhista e das Resoluções 125 do CNJ e 174/2016 do CSJT -- A necessidade de mudança da cultura demandista: educar para a pacificação dos conflitos -- Estratégias educativas participativas necessárias à mudança da cultura da litigiosidade: Clínicas de direito. Role-play. Simulação -- CEJUSC-JT em convênio com as faculdades de direitopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de direito do trabalho: vol. 45, n. 202 (jun. 2019)pt_BR
dc.subjectMediação e conciliação, alteraçãopt_BR
dc.subjectEnsino jurídico, alteraçãopt_BR
dc.subjectJurista, formação profissional, modernizaçãopt_BR
dc.titleA reforma trabalhista e a demanda por uma nova cultura conciliatória no ensino do Direito do trabalhopt_BR
dc.title.alternativeThe labor reform and the demand for a new conciliating culture in the teaching of labor lawpt_BR
dc.relation.referencesResolução n. 125, de 29 de novembro de 2010, art. 5º; art. 6ºpt_BR
dc.relation.referencesResolução n. 174, de 30 de março de 2016, art. 4ºpt_BR
dc.type.genreArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.rvbisys1153971
dc.relation.ispartoflinkhttps://hdl.handle.net/20.500.12178/164633pt_BR
dc.relation.referenceslinkhttps://hdl.handle.net/20.500.12178/15958pt_BR
dc.relation.referenceslinkhttps://hdl.handle.net/20.500.12178/95527pt_BR

Thumbnail

Coleção

Ver registro simples