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Artigo de periódico

Bluewashing, desrespeito aos direitos fundamentais laborais e propaganda enganosa

dc.contributor.authorWakahara, Roberto
dc.date.accessioned2017-08-03T14:11:12Z
dc.date.available2017-08-03T14:11:12Z
dc.date.issued2017-06
dc.identifier.citationWAKAHARA, Roberto. Bluewashing, desrespeito aos direitos fundamentais laborais e propaganda enganosa = Bluewashing, disrespect to labor fundamental rights and misleading advertisement. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Campinas, n. 50, p. 165-175, jan./jun. 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12178/108698
dc.description.abstract[por] A responsabilidade social da empresa deixou de ter um caráter meramente ético e passou a constituir um bem jurídico, uma forma de a empresa melhorar sua imagem e agregar valor ao seu produto. O consumidor do Século XXI baliza suas compras não apenas por aspectos do produto em si, mas também pelos valores que a empresa defende. Bluewashing é a situação na qual o discurso de responsabilidade social não condiz com a prática empresarial. Situações de violações aos direitos fundamentais laborais podem configurar bluewashing. Quando a empresa atrela a sua imagem à responsabilidade social para vender mais produtos, porém essa responsabilidade social inexiste, configura-se a propaganda enganosa.pt_BR
dc.description.abstract[eng] The corporate social responsibility stopped being a purely ethical character and became a legal asset, a form of a company improve its image and add value to its product. The 21st century's consumer buys not only for the quality of the product itself, but also for the values that a company defends. Bluewashing is a situation that the social responsibility discourse does not match with the business practice. Situations of violations of fundamental labor rights may set bluewashing. When the company hitches its image with social responsibility, but the social responsibility does not exist, it set up the advertising misleading.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofRevista do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região: n. 50 (jan./jun. 2017)pt_BR
dc.subjectResponsabilidade social, Brasilpt_BR
dc.subjectEmpresa, responsabilidade, Brasilpt_BR
dc.subjectPublicidade enganosa, Brasilpt_BR
dc.subjectProteção e defesa do consumidor, Brasilpt_BR
dc.subjectDireitos econômicos e sociais, proteção, Brasilpt_BR
dc.titleBluewashing, desrespeito aos direitos fundamentais laborais e propaganda enganosapt_BR
dc.title.alternativeBluewashing, disrespect to labor fundamental rights and misleading advertisementpt_BR
dc.relation.referencesArts. 37 e 67 do Código de defesa do consumidor, aprovado pela Lei n. 8.078, de 11 de setembro de 1990pt_BR
dc.type.genreArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.rvbisys1101684
dc.relation.ispartoflinkhttps://hdl.handle.net/20.500.12178/108290pt_BR
dc.relation.referenceslinkhttp://www.lexml.gov.br/urn/urn:lex:br:federal:lei:1990-09-11;8078pt_BR

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