Artigo de periódico
Trabalho e escola: a aprendizagem flexibilizada
Artigo de periódico
Trabalho e escola: a aprendizagem flexibilizada
Analisa a emergência da concepção de aprendizagem flexível, crescentemente incorporada ao discurso e às práticas pedagógicas da educação escolar e da educação profissional. Justificada pela crítica à rigidez de modelos únicos para alunos com diferentes trajetórias e interesses, ao conteudismo, à disciplinarização, a centralidade no professor e ao pouco ou nenhum protagonismo do aluno, apresenta como contraponto a flexibilização dos tempos e espaços de aprendizagem, mediados pelas novas tecnologias; o protagonismo do aluno; a construção colaborativa do conhecimento e a prática docente como organização de conteúdos e produção de propostas inovadoras de aprendizagem. Essa concepção compõe-se de categorias que aparentemente se confundem com as que constituem as teorias críticas, o que remete à necessidade de analisar as bases materiais que a geraram, para que se compreenda suas raízes, e por consequência, os interesses a que serve.
Para citar este item
https://hdl.handle.net/20.500.12178/100001Notas de conteúdo
O discurso pedagógico do regime de acumulação flexível -- Os pressupostos da aprendizagem flexível: para além do discurso -- A dimensão pragmatista da aprendizagem flexível -- A dimensão presentista da aprendizagem flexível -- A relação entre aluno, professor e conhecimentoFonte
KUENZER, Acacia Zeneida. Trabalho e escola: a aprendizagem flexibilizada. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Brasília, DF, v. 20, n. 2, p. 13-36, dez. 2016.Veja também
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