Artigo de periódico
Trabalho e escola: a aprendizagem flexibilizada
dc.contributor.author | Kuenzer, Acacia Zeneida | |
dc.date.accessioned | 2017-01-25T16:11:48Z | |
dc.date.available | 2017-01-25T16:11:48Z | |
dc.date.issued | 2016-12 | |
dc.identifier.citation | KUENZER, Acacia Zeneida. Trabalho e escola: a aprendizagem flexibilizada. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Brasília, DF, v. 20, n. 2, p. 13-36, dez. 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12178/100001 | |
dc.description.abstract | Analisa a emergência da concepção de aprendizagem flexível, crescentemente incorporada ao discurso e às práticas pedagógicas da educação escolar e da educação profissional. Justificada pela crítica à rigidez de modelos únicos para alunos com diferentes trajetórias e interesses, ao conteudismo, à disciplinarização, a centralidade no professor e ao pouco ou nenhum protagonismo do aluno, apresenta como contraponto a flexibilização dos tempos e espaços de aprendizagem, mediados pelas novas tecnologias; o protagonismo do aluno; a construção colaborativa do conhecimento e a prática docente como organização de conteúdos e produção de propostas inovadoras de aprendizagem. Essa concepção compõe-se de categorias que aparentemente se confundem com as que constituem as teorias críticas, o que remete à necessidade de analisar as bases materiais que a geraram, para que se compreenda suas raízes, e por consequência, os interesses a que serve. | pt_BR |
dc.description.tableofcontents | O discurso pedagógico do regime de acumulação flexível -- Os pressupostos da aprendizagem flexível: para além do discurso -- A dimensão pragmatista da aprendizagem flexível -- A dimensão presentista da aprendizagem flexível -- A relação entre aluno, professor e conhecimento | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região: vol. 20, n. 2 (dez. 2016) | pt_BR |
dc.subject | Método de ensino, crítica, Brasil | pt_BR |
dc.subject | Educação, Brasil | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem, Brasil | pt_BR |
dc.subject | Professor, formação profissional, crítica, Brasil | pt_BR |
dc.subject | Professor, formação profissional, modernização, Brasil | pt_BR |
dc.subject | Cognição, Brasil | pt_BR |
dc.subject | Ensino a distância, Brasil | pt_BR |
dc.title | Trabalho e escola: a aprendizagem flexibilizada | pt_BR |
dc.type.genre | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.rvbisys | 001083401 | |
dc.relation.ispartoflink | https://hdl.handle.net/20.500.12178/99886 | pt_BR |
Coleção
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