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Artigo de periódico

Desafios do trabalho docente universitário privado no contexto pandêmico

dc.contributor.authorDelgado, Gabriela Neves
dc.contributor.authorPessanha, Vanessa Vieira
dc.contributor.authorRocha, Ana Luísa Gonçalves
dc.date.accessioned2021-03-18T11:25:10Z
dc.date.available2021-03-18T11:25:10Z
dc.date.issued2021-04
dc.identifier.citationDELGADO, Gabriela Neves; PESSANHA, Vanessa Vieira; ROCHA, Ana Luísa Gonçalves. Desafios do trabalho docente universitário privado no contexto pandêmico = Challenges of the private university professor’s work during the pandemic. Revista de direito do trabalho e seguridade social, São Paulo, v. 47, n. 216, p. 161-183, mar./abr. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12178/183010
dc.description.abstract[por] Considerando o representativo impacto da pandemia do novo coronavírus na educação e, portanto, no trabalho docente, aborda os desafios experimentados pelos professores e professoras de instituições privadas de ensino superior neste período. Perpassa a identificação de um quadro de adversidades prévias, que é potencializado pela transposição repentina das atividades presenciais de ensino para o ambiente virtual. Constata-se que, durante o contexto pandêmico, docentes de instituições privadas de ensino superior vêm enfrentando dificuldades relacionadas às dispensas contratuais em massa; à utilização e ao domínio da tecnologia digital; à preservação da liberdade de cátedra; à garantia dos direitos autorais e de imagem; e à intensificação da jornada de trabalho e da cobrança por produtividade. Conclui-se pela necessidade de zelar pela efetivação dos direitos trabalhistas dos docentes e pela melhoria de suas condições de trabalho, sob pena de esvaziamento da profissão.pt_BR
dc.description.abstract[eng] Considering the representative impact of the new coronavirus pandemic on education and, therefore, on teaching work, this article aims to address the challenges experienced by private universities professors’ in this period. The study includes the identification of a picture of previous adversities, which is enhanced by the sudden transposition of classroom teaching activities to the virtual environment. It shows that, during the pandemic context, teachers from private institutions of higher education have been facing difficulties related to mass contractual layoffs; the use and mastery of digital technology; the preservation of the freedom of professorship; the guarantee of rights of copyright and image; and the intensification of work hours and demands for productivity. It concludes that there is a need to ensure the effectiveness of professors’ labor rights and the improvement of their working conditions, otherwise the profession can be emptied.pt_BR
dc.description.tableofcontentsReflexões a respeito da precarização do trabalho docente em instituições privadas de ensino superior na pandemiapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de direito do trabalho e seguridade social: vol. 47, n. 216 (mar./abr. 2021)pt_BR
dc.subjectCondições de trabalho, Brasilpt_BR
dc.subjectProfessor universitário, Brasilpt_BR
dc.subjectInstituição de ensino superior, Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino particular, Brasilpt_BR
dc.subjectFlexibilização do trabalho, Brasilpt_BR
dc.subjectDemissão, Brasilpt_BR
dc.subjectTeletrabalho, Brasilpt_BR
dc.subjectPandemia, Brasilpt_BR
dc.titleDesafios do trabalho docente universitário privado no contexto pandêmicopt_BR
dc.title.alternativeChallenges of the private university professor’s work during the pandemicpt_BR
dc.type.genreArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.rvbisys1191501
dc.relation.ispartoflinkhttps://hdl.handle.net/20.500.12178/182739pt_BR

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