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Artigo de periódico

Leitura jurídica das pinturas de Cândido Portinari com base no princípio da primazia da realidade dos fatos

dc.contributor.authorMiranda, Atena Pontes de
dc.contributor.authorVital, Rafael Pontes
dc.date.accessioned2020-03-13T19:27:12Z
dc.date.available2020-03-13T19:27:12Z
dc.date.issued2019-06
dc.identifier.citationMIRANDA, Atena Pontes de; VITAL, Rafael Pontes. Leitura jurídica das pinturas de Cândido Portinari com base no princípio da primazia da realidade dos fatos. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Brasília, DF, v. 23, n. 1, p. 67-76, jun. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12178/169317
dc.description.abstractA arte, como expressão social humana, é, quase sempre, utilizada como forma de retratar e escancarar as realidades sociais, ou seja, serve como mecanismo de manifestação. Nem sempre, entretanto, as telas pintadas visam mostrar a realidade social, fato este que pode ser observado nas obras de Cândido Portinari, um dos expoentes da pintura brasileira e que utilizou as telas para retratar, em várias oportunidades, relações de emprego. Busca-se, então, fazer uma leitura jurídica nas telas de Portinari através do princípio da primazia da realidade dos fatos, observando-se se os contextos sociais retratados nos quadros correspondem, efetivamente, à realidade laboral. Como metodologia, o artigo utilizará o método qualitativo, analisando as pinturas de Portinari com base na doutrina jurídica e artística.pt_BR
dc.description.tableofcontentsPrincípio da primazia da realidade dos fatos -- Confronto das obras de Portinari com a primazia da realidade dos fatospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofRevista do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região: vol. 23, n. 1 (jun. 2019)pt_BR
dc.subjectPortinari, Cândido, 1903-1962, crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectPrincípio da primazia da realidade, Brasilpt_BR
dc.subjectCondições de trabalho, Brasilpt_BR
dc.subjectPintura, Brasilpt_BR
dc.subjectRelação de trabalho, Brasilpt_BR
dc.titleLeitura jurídica das pinturas de Cândido Portinari com base no princípio da primazia da realidade dos fatospt_BR
dc.type.genreArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.rvbisys1160411
dc.relation.ispartoflinkhttps://hdl.handle.net/20.500.12178/168275pt_BR

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