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Artigo de periódico

Uso da gamificação no ambiente de trabalho de vendedores: moderna forma de controle da quantidade de trabalho

dc.contributor.authorMartins, Lara Caxico
dc.date.accessioned2025-06-16T15:51:43Z
dc.date.available2025-06-16T15:51:43Z
dc.date.issued2024-12
dc.identifier.citationMARTINS, Lara Caxico. Uso da gamificação no ambiente de trabalho de vendedores: moderna forma de controle da quantidade de trabalho = Use of gamification in the sales work environment: a modern way to control the amount of work. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, Belém, v. 57, n. 113, p. 79-96, jul./dez. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12178/251060
dc.description.abstract[por] Insere-se no contexto da gamificação aplicada ao ambiente de trabalho, especialmente naqueles em que a função majoritariamente desenvolvida é a de vendedor. Verifica a incorporação de elementos de jogos em contextos de trabalho sob a ótica da teoria do panóptico de Jeremy Bentham. Partindo de um método dedutivo crítico e da pesquisa bibliográfica, verifica que o conceito de panóptico de Jeremy Bentham, correlaciona-se com a introdução de jogos no ambiente de trabalho, já que a ferramenta é utilizada para a vigilância constante e o controle do trabalhador. No ambiente corporativo, sistemas de gamificação monitoram o desempenho dos empregados, recompensando comportamentos desejáveis e punindo desvios. Isso cria uma dinâmica onde os funcionários se sentem constantemente observados, moldando suas ações de acordo com as expectativas da empresa. Verificou-se que a gamificação não apenas engaja, mas também regula o comportamento dos trabalhadores, reforçando a disciplina e a eficiência por meio de uma vigilância disfarçada de entretenimento e competição.pt_BR.
dc.description.abstract[eng] The research is part of the context of gamification applied to the work environment, especially in those where the role mostly developed is that of a salesperson. The study aimed to verify the incorporation of game elements in work contexts from the perspective of Jeremy Bentham’s panopticon theory. Using a critical deductive method and bibliographical research, it was found that Jeremy Bentham’s concept of panopticon correlates with the introduction of games in the workplace, as the tool is used for constant surveillance and control of the worker. . In the corporate environment, gamification systems monitor employee performance, rewarding desirable behaviors and punishing deviations. This creates a dynamic where employees feel constantly watched, shaping their actions according to the company’s expectations. It was found that gamification not only engages, but also regulates workers’ behavior, reinforcing discipline and efficiency through surveillance disguised as entertainment and competition.pt_BR.
dc.description.tableofcontentsGamificação: inserindo técnicas de jogos em contextos alheios ao lazer -- A gamificação nas vendas sob a ótica da estrutura panóptica de Jeremy Bentham -- A ferramenta gamificada como eixo de controle e de engajamento do trabalhador -- Rede tecnológica de controle funcional do trabalhadorpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofRevista do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região: vol. 57, n. 113 (jul./dez. 2024)pt_BR
dc.subjectBentham, Jeremy, 1748-1832, crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectAmbiente do trabalho, Brasilpt_BR
dc.subjectComerciante, Brasilpt_BR
dc.subjectJornada de trabalho, controle, Brasilpt_BR
dc.subjectEmpregado, controle, Brasilpt_BR
dc.subjectProdutividade, controle, Brasilpt_BR
dc.titleUso da gamificação no ambiente de trabalho de vendedores: moderna forma de controle da quantidade de trabalhopt_BR
dc.title.alternativeUse of gamification in the sales work environment: a modern way to control the amount of workpt_BR
dc.type.genreArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.rvbisysin00001477511
dc.relation.ispartoflinkhttps://hdl.handle.net/20.500.12178/246237pt_BR

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