Artigo de periódico
Migração para a Funpresp e a opacidade de uma realidade não divulgada
Artigo de periódico
Migração para a Funpresp e a opacidade de uma realidade não divulgada
[por] A previdência complementar (supletiva) brasileira possui um histórico recente e de mudanças normativas precisas, mas que demandam atualizações. Formada por entidades de previdência complementar abertas e fechadas e que representam expressivo quantitativo de poupança. As abertas possuem maior natureza de investimentos e as fechadas de efetiva previdência. Mesmo diante dos institutos do resgate e portabilidade. A Superintendência de Previdência Complementar para as Fechadas (PREVIC), criada em 2009, necessita de reestruturação em suas normas e posicionamentos. A PREVIC fiscaliza, também, a Fundação de Previdência Complementar dos Servidores da União – FUNPRESP. A previdência complementar para os servidores é uma realidade normativa desde a EC 20 de 1998, mas foi com as EC 41 de 2003 e 103 de 2019, que passou a limitar valores contributivos e de benefícios pelo teto do RGPS e de imposição em todas as municipalidades para seus respectivos servidores. Em recentes normas, a União passou a chamar para migração aqueles servidores públicos da União ingressantes antes da efetivação da lei, como no caso do poder executivo, em 04 de fevereiro de 2013. A pergunta que permanece é se esse movimento possui mais vantagens que desvantagens ou vice-versa? Uma opção de não mais retorno. Uma decisão complexa. Há muita opacidade nas informações. [eng] The Brazilian complementary (supplementary) pension plan has a recent history and precise regulatory changes, but which require updates. Formed by open and closed private pension entities that represent a significant amount of savings. The open ones have a greater nature of investments and the closed ones of effective pension. Even before the rescue and portability institutes. The Supplementary Pension Superintendence for Closed Companies (PREVIC), created in 2009, needs to restructure its rules and positions. PREVIC also supervises the Complementary Pension Fund for Union Servants – FUNPRESP. Supplementary social security for civil servants has been a normative reality since EC No. 20 of 1998, but it was with EC nº 41 of 2003 and nº 103 of 2019, which began to limit contribution and benefit amounts by the RGPS ceiling and imposition in all the municipalities to their respective servants. In recent norms, the Union began to call for migration those public servants of the Union who entered before the law became effective, as in the case of the executive branch, on February 4, 2013. The question that remains is whether this movement has more advantages than disadvantages or vice versa? A no-return option. A complex decision. There is a lot of opacity in the information.
Use este identificador para citar o enlazar este ítem
https://hdl.handle.net/20.500.12178/231516Notas de contenido
A previdência privada no Brasil -- O órgão normatizador e fiscalizador da previdência complementar fechada no Brasil -- A opacidade do FUNPRESP na migração de servidores -- Prós e contras à migração, à guisa de uma conclusãoReferencia bibliográfica
BORSIO, Marcelo Fernando. Migração para a Funpresp e a opacidade de uma realidade não divulgada = Migration to Funpresp and the opacity of an undisclosed reality. Revista de direito do trabalho e seguridade social, São Paulo, v. 49, n. 230, p. 159-185, jul./ago. 2023.Ítems relacionados
Mostrando ítems relacionados por Título, autor o materia.
-
Para uma modernidade técnica previdenciária: um novo CRPS e uma nova PREVIC
Borsio, Marcelo Fernando; Ibrahim, Fábio Zambitte; Moreira, Moisés Oliveira; Stefanutto, Alessandro Antônio | dez. 2023[por] Traduz as bases de cada uma das instituições públicas no ambiente jurídico brasileiro constitucional. O sistema de seguridade social, no Brasil, possui três subsistemas, sendo um deles o da previdência social. Existem três regimes previdenciários: o geral, o dos servidores e o complementar. No ambiente do RGPS ... -
O que mudou na previdência complementar com a EC 103/2019?
Balera, Wagner | ago. 2023[por] Desde 1998 e em sucessivas edições, a previdência privada teve diversas alterações, seja da configuração do regime jurídico, ora definido como estritamente público, e finalmente assumido como de direito privado, ora na formatação das respectivas prestações. Doravante, as prestações de previdência complementar serão ... -
Do resgate de saldos oriundos de portabilidade: a exegese do art. 14, § 4º, da LC 109/2001
Gnata, Noa Piatã Bassfeld | jun. 2021[por] A interpretação da norma contida no art. 14, § 4º, da Lei complementar 109/2001 nunca mereceu a atenção devida. Primeiro, porque seu conteúdo parecia óbvio no início; segundo, porque se revelariam infrequentes as hipóteses de resgate de saldos de contas individuais de planos de benefícios de entidades abertas de ... -
Previdência complementar do regime próprio de previdência: aspectos de constitucionalidade
Moura, Aline Teodoro de; Menezes Neto, Almir Serra Martins; Bertuol, André Stefani; Feliciano, Guilherme Guimarães; Pereira, Lucieni | dez. 2012[por] O PL n. 1.992/2007, que cria a FUNPRESP (Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal), pretende instituir o regime de previdência complementar para os servidores públicos civis federais titulares de cargo efetivo, inclusive os membros do Poder Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas ... -
A reforma da previdência e o regime de previdência complementar do servidor público
Pedroza, Elenice Hass de Oliveira; Lamers, Eduardo Henrique | jun. 2021[por] Traça um panorama ao longo das alterações promovidas no aludido regime desde a Emenda constitucional 20/98, propondo reflexão quanto ao regime de previdência complementar: sua aplicabilidade e importância aos servidores públicos. Analisa também a previdência complementar do servidor público antes da Emenda ... -
Medidas para o desenvolvimento da previdência complementar do servidor público
Romera, Marcia Paim; Leister, Mauricio Dias | jun. 2021[por] A aprovação da Emenda constitucional 103/2019 gerou grandes mudanças no segmento da previdência complementar, em especial, a previdência complementar do servidor público. Ao tempo em que tornou obrigatória a sua implantação, pavimentou o caminho para que estados e municípios, mesmo os de menor porte, possam fazê-la ... -
Previdência complementar no serviço público: privatização do modelo ou solidarização do risco
Calazans, Fernando Ferreira; Paula, Guilherme Vilella de | jun. 2021[por] Analisa a previdência complementar no serviço público sob os pontos de vista da privatização do modelo ou da solidarização do risco. Mediante análise da doutrina e da legislação, nota-se que as razões de criação desse regime estão relacionadas à revisão do papel do Estado como garantidor da proteção social, já que ... -
Brasil. Lei n. 12.618, de 30 de abril de 2012
Brasil | 2 maio 2012Institui o regime de previdência complementar para os servidores públicos federais titulares de cargo efetivo, inclusive os membros dos órgãos que menciona; fixa o limite máximo para a concessão de aposentadorias e pensões pelo regime de previdência de que trata o art. 40 da Constituição Federal; autoriza a criação de ... -
As compensações financeiras dos entes federativos para os optantes pela fixação do teto do RGPS no RPPS e as controvérsias postas no âmbito da União
Gnata, Noa Piatã Bassfeld | ago. 2023[por] As previsões de fixação do limite aplicável ao regime geral e mesmo de extinção do regime próprio de previdência de servidores públicos para instituição do regime de previdência complementar patrocinado pelos entes federativos impõem a previsão de compensações financeiras em favor dos servidores que vierem a se ... -
Solidariedade dos servidores públicos do Poder executivo federal no custeio de benefícios programados da previdência complementar
Calazans, Fernando Ferreira | ago. 2017[por] Analisa o aspecto da solidariedade dos servidores públicos no custeio dos benefícios programados devidos pelo regime de previdência complementar à luz da experiência dos servidores do Poder Executivo Federal. Mediante análise da doutrina e da legislação, observou-se que a responsabilidade solidária dos participantes ...