Artigo de periódico
Aprendizagem como compromisso global para erradicação do trabalho infantil e escravo
dc.contributor.author | Conforti, Luciana Paula | |
dc.date.accessioned | 2022-10-21T20:32:25Z | |
dc.date.available | 2022-10-21T20:32:25Z | |
dc.date.issued | 2022-09 | |
dc.identifier.citation | CONFORTI, Luciana Paula. Aprendizagem como compromisso global para erradicação do trabalho infantil e escravo = Learning as a global commitment to the eradication of child and slave labor. Revista do Tribunal Superior do Trabalho, São Paulo, v. 88, n. 3, p. 96-112, jul./set. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12178/208319 | |
dc.description.abstract | [por] Discorre sobre 2021 como o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil pela ONU, em colaboração com a Parceria Global, para a promoção de ações legislativas e práticas para erradicar o trabalho infantil em todo o mundo. Trata, ainda, das discussões nas Conferências Internacionais do Trabalho sobre a relevância da aprendizagem para o fortalecimento dos vínculos de adolescentes e jovens com o mercado de trabalho. Aponta-se para os retrocessos de propostas legislativas em tramitação no Congresso Nacional, que objetivam reduzir a idade para o trabalho e flexibilizar as regras da aprendizagem previstas na legislação. Apresenta-se pesquisa realizada com egressos da aprendizagem. Conclui-se pela relevância da aprendizagem como compromisso global para erradicação do trabalho infantil e escravo, em cumprimento às normas internas e instrumentos internacionais ratificados pelo Brasil. | pt_BR |
dc.description.abstract | [eng] The article discusses 2021 as the UN International Year for the Elimination of Child Labor, in collaboration with the Global Partnership, to promote legislative and practical actions to eradicate child labor worldwide. It also deals with the discussions at the International Labor Conferences on the relevance of learning for strengthening the bonds of adolescents and young people with the labor market. It points to the setbacks of legislative proposals in progress in the National Congress, which aim to reduce the working age and make the learning rules provided in the legislation more flexible. Research carried out with graduates of learning programs is presented. In conclusion, the relevance of learning as a global commitment to eradicate child and slave labor is highlighted, in compliance with internal norms and international instruments ratified by Brazil. | pt_BR |
dc.description.tableofcontents | Retrato do trabalho infantil e o agravamento gerado pela pandemia da Covid-19 -- Proteção legal contra o trabalho infantil e reiteradas tentativas de flexibilização -- Relevância da aprendizagem e tentativas de fragilização do sistema de cotas -- Resultados do programa Aprendiz Legal: benefícios da aprendizagem para o mercado de trabalho dos jovens | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista do Tribunal Superior do Trabalho: vol. 88, n. 3 (jul./set. 2022) | pt_BR |
dc.subject | Trabalho infantil, Brasil | pt_BR |
dc.subject | Trabalho do menor, Brasil | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem, Brasil | pt_BR |
dc.subject | Menor aprendiz, Brasil | pt_BR |
dc.subject | Mercado de trabalho, Brasil | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem como compromisso global para erradicação do trabalho infantil e escravo | pt_BR |
dc.title.alternative | Learning as a global commitment to the eradication of child and slave labor | pt_BR |
dc.type.genre | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.rvbisys | 1226071 | |
dc.relation.ispartoflink | https://hdl.handle.net/20.500.12178/208254 | pt_BR |
Coleção
-
Artigos9441