Artigo de periódico
Aprendendo a fazer o futuro: breves notas de um percurso dos tribunais brasileiros no caminho da modernização
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Aprendendo a fazer o futuro: breves notas de um percurso dos tribunais brasileiros no caminho da modernização
Demonstra a necessidade do estudo e do desenvolvimento de práticas de administração judiciária entre magistrados como sendo o caminho adequado para a superação dos métodos convencionais de gestão. Em suma, prevê-se que o estímulo de planejar, que significa a formulação sistemática de objetivos e ações alternativas para o futuro, resulte em avanços e melhorias para o benefício dos destinatários dos serviços judiciários. Argumenta-se que a deliberação de adotar mecanismos de planejamento e gestão, não comumente utilizados pelas administrações judiciárias, aliada ao compromisso das lideranças com a continuidade de tais políticas de modernização nas sucessivas mudanças de direção dos tribunais, pode levar a um processo contínuo de transformação institucional. Argumenta-se que a deliberação de adotar mecanismos de planejamento e gestão, não comumente utilizados pelas administrações judiciárias, aliada ao compromisso das lideranças com a continuidade de tais políticas de modernização nas sucessivas mudanças de direção dos tribunais, pode levar a um processo contínuo de transformação institucional. Com isso, a política administrativa convencional seria substituída, ao longo do tempo, por ações voltadas para resultados eficazes na prestação jurisdicional, ao mesmo tempo em que a instituição absorveria aos poucos a cultura de fazer planejamento e organizar o futuro.
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https://hdl.handle.net/20.500.12178/88894Table of contents
Uma longa história de isolamento e burocracia para entender e superar -- Crônica de uma crise anunciada -- Os juízes e os problemas da administração judiciária -- Elementos essenciais ao planejamento estratégico no judiciárioCitation
SIRANGELO, Flavio Portinho. Aprendendo a fazer o futuro: breves notas de um percurso dos tribunais brasileiros no caminho da modernização. Cadernos da Escola Judicial do TRT da 4ª Região, Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 7-16, 2009.Subject
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