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Artigo de periódico

Precarização do trabalho docente na rede pública de educação básica: neoliberalismo e tempos de pandemia

dc.contributor.authorMatos, Bianca Silva
dc.contributor.authorFaria, Carolina Stagliori Dumet
dc.date.accessioned2022-10-21T20:53:32Z
dc.date.available2022-10-21T20:53:32Z
dc.date.issued2020-12
dc.identifier.citationMATOS, Bianca Silva; FARIA, Carolina Stagliori Dumet. Precarização do trabalho docente na rede pública de educação básica: neoliberalismo e tempos de pandemia = Precarization of teaching work in the public network of basic education: neoliberalism and pandemic times. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Belo Horizonte, v. 66, n. 102, p. 299-314, jul./dez. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12178/208325
dc.description.abstract[por] Com a chegada do neoliberalismo no Brasil, na década de 1990, o trabalho do professor da rede pública da educação básica sofreu um aumento em sua precarização. É objetivo do trabalho compreender se a pandemia da Covid-19 acentuou a fragilidade do papel do professor no cenário da educação básica pública. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, através de referências bibliográficas em livros, artigos científicos, reportagens e legislação que indicaram dificuldades trazidas pela pandemia e, consequentemente, pelo isolamento social para o exercício do magistério. O estudo levou à conclusão de que houve um crescimento da precarização do trabalho docente, em razão do contexto pandêmico e que, tendo em vista essas novas dificuldades, é provável que o professor tenha ainda mais obstáculos a enfrentar após o fim da pandemia.pt_BR
dc.description.abstract[eng] The implementation of neoliberalism in Brazil, in the 1990’s, resulted in the increasing of precariousness in teaching jobs in public primary education. The objective of this paper is to analyze if the Covid-19 pandemic accentuated the fragility of teaching roles in the scenery of public primary education. For this, a qualitative exploratory research was carried out through bibliographical references in books, scientific articles, reports and legislation that indicated the difficulties brought by the pandemic and, consequently, by social distancing, to teaching. The study led to concluding that there was an increase in the precariousness of teaching, due to the pandemic context and that, in light of these new difficulties, it is likely that the teachers will still have more challenges to face after the end of the pandemic.pt_BR
dc.description.tableofcontentsLegislação brasileira a partir da década de 1990 e o papel do docente -- A precarização do trabalho docente no contexto neoliberal -- Trabalho docente no contexto da pandemia sanitária da Covid-19pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofRevista do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região: vol. 66, n. 102 (jul./dez. 2020)pt_BR
dc.subjectPrecarização do trabalho, Brasilpt_BR
dc.subjectCondições de trabalho, Brasilpt_BR
dc.subjectTeletrabalho, Brasilpt_BR
dc.subjectEducação básica, Brasilpt_BR
dc.subjectEducação, legislação, Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino público, Brasilpt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.titlePrecarização do trabalho docente na rede pública de educação básica: neoliberalismo e tempos de pandemiapt_BR
dc.title.alternativePrecarization of teaching work in the public network of basic education: neoliberalism and pandemic timespt_BR
dc.type.genreArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.rvbisys1213459
dc.relation.ispartoflinkhttps://hdl.handle.net/20.500.12178/207513pt_BR

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