Artigo de periódico
O saber docente da rede socioassistencial: tecnologia para a transformação através do programa de aprendizagem
dc.contributor.author | França, Rodrigo dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2022-10-21T20:42:50Z | |
dc.date.available | 2022-10-21T20:42:50Z | |
dc.date.issued | 2022-09 | |
dc.identifier.citation | FRANÇA, Rodrigo dos Santos. O saber docente da rede socioassistencial: tecnologia para a transformação através do programa de aprendizagem = The teaching knowledge of the social assistance network: technology for transformation through the learning program. Revista do Tribunal Superior do Trabalho, São Paulo, v. 88, n. 3, p. 245-271, jul./set. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12178/208323 | |
dc.description.abstract | [por] Objetiva apreender a percepção dos docentes no processo de formação de jovens em situação de vulnerabilidade social, participantes do Programa de Jovem Aprendiz, no município de Belo Horizonte. Trata-se de pesquisa qualitativa e descritiva, que foi desenvolvida em organização não governamental (ONG) do terceiro setor, nos anos de 2017 a 2019. Pretendeu-se principalmente examinar entre os docentes se as contribuições teóricas têm sido suficientes para provocar mudanças na perspectiva de superação da vulnerabilidade social e da ampliação da cidadania desses jovens para a valorização de seu potencial humano. Espera-se que este trabalho possa colaborar de alguma forma na reflexão sobre a percepção do docente na educação profissional e programas de aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | [eng] The objective of this study is to understand the perception of teachers in the process of training young people in situations of social vulnerability attending the Young Apprentice Program in the city of Belo Horizonte. The research is qualitative and descriptive, and it was carried out at a non-governmental organization (NGO) of the third sector, in the years of 2017 to 2019. Its main goal is to examine among teachers whether the theoretical contributions have been sufficient to bring about changes in the perspective of overcoming social vulnerability and expanding citizenship for these young people in order to fulfill their human potential. It is hoped that this work can somehow contribute to a reflection on the perception of teachers in professional education and learning programs. | pt_BR |
dc.description.tableofcontents | Trabalho e juventude -- A atuação docente e a educação profissional | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista do Tribunal Superior do Trabalho: vol. 88, n. 3 (jul./set. 2022) | pt_BR |
dc.subject | Jovem, formação profissional, Belo Horizonte (MG) | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional, Belo Horizonte (MG) | pt_BR |
dc.subject | Profissionalização, Belo Horizonte (MG) | pt_BR |
dc.subject | Qualificação profissional, Belo Horizonte (MG) | pt_BR |
dc.subject | Menor aprendiz, Belo Horizonte (MG) | pt_BR |
dc.title | O saber docente da rede socioassistencial: tecnologia para a transformação através do programa de aprendizagem | pt_BR |
dc.title.alternative | The teaching knowledge of the social assistance network: technology for transformation through the learning program | pt_BR |
dc.type.genre | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.rvbisys | 001226070 | |
dc.relation.ispartoflink | https://hdl.handle.net/20.500.12178/208254 | pt_BR |
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