Ver registro simples

Artigo de periódico

O saber docente da rede socioassistencial: tecnologia para a transformação através do programa de aprendizagem

dc.contributor.authorFrança, Rodrigo dos Santos
dc.date.accessioned2022-10-21T20:42:50Z
dc.date.available2022-10-21T20:42:50Z
dc.date.issued2022-09
dc.identifier.citationFRANÇA, Rodrigo dos Santos. O saber docente da rede socioassistencial: tecnologia para a transformação através do programa de aprendizagem = The teaching knowledge of the social assistance network: technology for transformation through the learning program. Revista do Tribunal Superior do Trabalho, São Paulo, v. 88, n. 3, p. 245-271, jul./set. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12178/208323
dc.description.abstract[por] Objetiva apreender a percepção dos docentes no processo de formação de jovens em situação de vulnerabilidade social, participantes do Programa de Jovem Aprendiz, no município de Belo Horizonte. Trata-se de pesquisa qualitativa e descritiva, que foi desenvolvida em organização não governamental (ONG) do terceiro setor, nos anos de 2017 a 2019. Pretendeu-se principalmente examinar entre os docentes se as contribuições teóricas têm sido suficientes para provocar mudanças na perspectiva de superação da vulnerabilidade social e da ampliação da cidadania desses jovens para a valorização de seu potencial humano. Espera-se que este trabalho possa colaborar de alguma forma na reflexão sobre a percepção do docente na educação profissional e programas de aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstract[eng] The objective of this study is to understand the perception of teachers in the process of training young people in situations of social vulnerability attending the Young Apprentice Program in the city of Belo Horizonte. The research is qualitative and descriptive, and it was carried out at a non-governmental organization (NGO) of the third sector, in the years of 2017 to 2019. Its main goal is to examine among teachers whether the theoretical contributions have been sufficient to bring about changes in the perspective of overcoming social vulnerability and expanding citizenship for these young people in order to fulfill their human potential. It is hoped that this work can somehow contribute to a reflection on the perception of teachers in professional education and learning programs.pt_BR
dc.description.tableofcontentsTrabalho e juventude -- A atuação docente e a educação profissionalpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofRevista do Tribunal Superior do Trabalho: vol. 88, n. 3 (jul./set. 2022)pt_BR
dc.subjectJovem, formação profissional, Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.subjectEnsino profissional, Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.subjectProfissionalização, Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.subjectQualificação profissional, Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.subjectMenor aprendiz, Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.titleO saber docente da rede socioassistencial: tecnologia para a transformação através do programa de aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeThe teaching knowledge of the social assistance network: technology for transformation through the learning programpt_BR
dc.type.genreArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.rvbisys1226070
dc.relation.ispartoflinkhttps://hdl.handle.net/20.500.12178/208254pt_BR

Thumbnail

Coleção

Ver registro simples