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Artigo de periódico

A erradicação do trabalho infantil no Brasil e a "pedagogia do trabalho": implicações ao instituto da aprendizagem profissional

dc.contributor.authorVeronese, Josiane Rose Petry
dc.contributor.authorSantos, Vívian de Gann
dc.date.accessioned2022-10-21T19:40:38Z
dc.date.available2022-10-21T19:40:38Z
dc.date.issued2022-09
dc.identifier.citationVERONESE, Josiane Rose Petry; SANTOS, Vívian de Gann. A erradicação do trabalho infantil no brasil e a "pedagogia do trabalho": implicações ao instituto da aprendizagem profissional = The eradication of child labour in brazil and the "work pedagogy": implications for the institute of professional learning. Revista do Tribunal Superior do Trabalho, São Paulo, v. 88, n. 3, p. 197-212, jul./set. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12178/208264
dc.description.abstract[por] Parte do seguinte questionamento: em que medida as ações públicas à erradicação ao trabalho infantil no Brasil encontram ferramental adequado no instituto da aprendizagem previsto na CLT, capaz de superar a cultura da pedagogia do trabalho persistente no país? Para responder à referida pergunta traçaram-se objetivos, os quais se desdobraram nas seções deste artigo: apresentar o conceito de trabalho infantil; analisar a relação do trabalho infantil com a "pedagogia do trabalho"; e verificar a intersecção desta com a aplicação da aprendizagem profissional como medida à erradicação do trabalho infantil.pt_BR
dc.description.abstract[eng] The study started based on the following question: to what extent do public actions to eradicate child labour in Brazil find adequate tools in the institute of professional learning foreseen in the CLT, to be capable of overcoming the culture of "work pedagogy", persistent in the country? To answer that question, objectives were outlined, which unfolded in the sections of this article: present the concept of child labour; analyze the relationship between child labour and "work pedagogy"; and, its intersection with the application of professional learning as a measure to the eradication of child labour.pt_BR
dc.description.tableofcontentsO trabalho infantil e a "pedagogia do trabalho": aspectos destacados -- A erradicação do trabalho infantil no Brasil e a aprendizagem: intersecções com a "pedagogia do trabalho"pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relationBrasil. Lei do aprendiz (2000)pt_BR
dc.relationBrasil. Lei n. 11.180, de 23 de setembro de 2005pt_BR
dc.relation.ispartofRevista do Tribunal Superior do Trabalho: vol. 88, n. 3 (jul./set. 2022)pt_BR
dc.relation.urihttps://www.lexml.gov.br/urn/urn:lex:br:federal:lei:2000-12-19;10097pt_BR
dc.relation.urihttps://www.lexml.gov.br/urn/urn:lex:br:federal:lei:2005-09-23;11180pt_BR
dc.subjectTrabalho infantil, Brasilpt_BR
dc.subjectTrabalho do menor, Brasilpt_BR
dc.subjectProfissionalização, Brasilpt_BR
dc.subjectMenor aprendiz, Brasilpt_BR
dc.subjectContrato de aprendizagem, Brasilpt_BR
dc.titleA erradicação do trabalho infantil no Brasil e a "pedagogia do trabalho": implicações ao instituto da aprendizagem profissionalpt_BR
dc.title.alternativeThe eradication of child labour in brazil and the "work pedagogy": implications for the institute of professional learningpt_BR
dc.relation.referencesBrasil. Constituição (1988), art. 227pt_BR
dc.type.genreArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.rvbisys1226137
dc.relation.ispartoflinkhttps://hdl.handle.net/20.500.12178/208254pt_BR
dc.relation.referenceslinkhttps://www.lexml.gov.br/urn/urn:lex:br:federal:constituicao:1988-10-05;1988pt_BR

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