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Artigo de periódico

Ações afirmativas: polêmicas e possibilidades sobre igualdade racial e o papel do Estado

dc.contributor.authorSantos, Sales Augusto dos
dc.contributor.authorCavalleiro, Eliane
dc.contributor.authorBarbosa, Maria Inês da Silva
dc.contributor.authorRibeiro, Matilde
dc.date.accessioned2012-02-09T14:54:40Z
dc.date.available2012-02-09T14:54:40Z
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationSANTOS, Sales Augusto dos; CAVALLEIRO, Eliane; BARBOSA, Maria Inês da Silva; RIBEIRO, Matilde. Ações afirmativas: polêmicas e possibilidades sobre igualdade racial e o papel do Estado. Estudos feministas, Florianópolis, v. 16, n. 3, p. 913-929, set./dez. 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12178/19639
dc.descriptionInformação sobre o autor: Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB); servidor do Tribunal Superior do Trabalhopt_BR
dc.description.abstract[por] Analisa a importância do papel do Estado para a implementação das políticas públicas de ação afirmativa, especialmente para estudantes negros ingressarem no ensino superior público. Argumenta-se que a ação afirmativa é uma das alternativas para reduzir ou minimizar a desigualdade de inserção entre estudantes negros e brancos de escolas públicas e/ou particulares no ensino superior, especialmente por meio de uma de suas técnicas de implementação: o sistema de cotas. Embora haja vários argumentos contra o sistema de cotas, os autores se concentraram em debater ou contra-argumentar apenas um: o de que o sistema de cotas poderá gerar conflitos raciais no Brasil.pt_BR
dc.description.abstract[eng] The article analyses the importance of the role of the State for the implementation of public policies of affirmative action, especially for black students to enter public higher education. It argues that affirmative action is one of the alternatives to reduce or minimize the inequality in this field between black and white students and/or students from public schools and private schools, in particular by means of one of its techniques of implementation: the quota system. In spite of there being various arguments against the quota system, the authors concentrate on debating or counter-arguing only one: that the quota system may generate racial conflicts in Brazil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectNegros no ensino superiorpt_BR
dc.subjectAção afirmativa, políticapt_BR
dc.subjectNegros na universidadept_BR
dc.subjectIgualdade na educaçãopt_BR
dc.titleAções afirmativas: polêmicas e possibilidades sobre igualdade racial e o papel do Estadopt_BR
dc.title.alternativeAffirmative actions: polemics and possibility about racial equality and the role of the Statept_BR
dc.type.genreArtigo de periódicopt_BR
dc.publisher.placeFlorianópolispt_BR
dc.identifier.rvbisys863363

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