Artigo de periódico
Contribuições da análise do comportamento do consumidor para a interpretação das escolhas das partes em audiências de conciliação
Artigo de periódico
Contribuições da análise do comportamento do consumidor para a interpretação das escolhas das partes em audiências de conciliação
A análise do comportamento do consumidor tem como principal objeto de estudo o ato de escolha do consumidor, o qual, levado às últimas conseqüências, resulta no ato de compra. Portanto, trata-se de típico processo decisório. Entre as abordagens passíveis de adoção no âmbito da análise do comportamento do consumidor, destaca-se a análise do comportamento ou psicologia comportamental, a qual é centrada não apenas na compreensão do comportamento manifestado, como também em variáveis situacionais, relacionadas ao contexto. Porém, da mesma forma que o consumidor faz escolhas, existem outras situações que exigem comportamentos da mesma natureza. Daí porque as construções da análise do comportamento do consumidor são passíveis de aplicação em contextos que não correspondem à típica prática do ato de compra, mas envolvem decisões a serem tomadas. Dentre tais campos de aplicação, uma possibilidade a ser desenvolvida no trabalho consiste no ato de escolha das partes do processo judicial, no contexto da audiência de conciliação. Não é necessário nem mesmo considerar, em termos metafóricos, que a parte do processo judicial, podendo optar pelo acordo ou pela sentença, estaria a "comprar" uma destas soluções, pois, mesmo sem recorrer à referida metáfora, é inegável que se trata de típico ato de escolha. Por outro lado, não é objeto de estudo do Direito Processual a compreensão deste comportamento. E assim, para o seu entendimento no plano psicológico, a mobilização de conceitos da análise do comportamento, mais especificamente da análise do comportamento do consumidor, pode proporcionar grande contribuição. A partir daí, abrem-se possíveis formas de compreensão de como se comportam as partes ao aceitar ou recusar a solução do processo pela via conciliatória. Neste sentido, o objetivo do texto é mostrar a aplicabilidade de duas relevantes construções da análise do comportamento do consumidor, correspondentes à Lei da Igualação e ao Modelo Behavioral Perspective Model, para tentar entender como as partes fazem escolhas no contexto da audiência de conciliação.
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https://hdl.handle.net/20.500.12178/153111Notas de contenido
A análise do comportamento do consumidor e sua aplicação em situações além do ato de compra -- Algumas possibilidades de espaços para conciliação conforme a legislação vigente -- A lei da igualação e sua aplicação ao processo decisório das partes -- O "Behavioral Perspective Model": BPM, e o processo decisório das partesIn
Referencia bibliográfica
PINHEIRO, Rogerio Neiva; CASTRO, Jorge M. Oliveira. Contribuições da análise do comportamento do consumidor para a interpretação das escolhas das partes em audiências de conciliação. Revista Ltr: legislação do trabalho, São Paulo, v. 79, n. 5, p. 570-575, maio 2015.PINHEIRO, Rogerio Neiva; CASTRO, Jorge M. Oliveira. Contribuições da análise do comportamento do consumidor para a interpretação das escolhas das partes em audiências de conciliação. Revista Fórum trabalhista: RFT: ano 5, n. 21, p. 167-177, abr./jun. 2016.
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