Artigo de periódico
O assédio moral organizacional nas instituições bancárias
Artigo de periódico
O assédio moral organizacional nas instituições bancárias
Instituições bancárias são fortemente marcadas por práticas de assédio moral organizacional. Com a redução dos postos de trabalho operada pela automatização das instituições financeiras, o trabalhador vê-se obrigado a se submeter às condições de exploração, aos abusivos métodos de gestão e à violência psicológica ocasionada, principalmente, pelas constantes pressões. Em nome dos resultados e do lucro, as instituições financeiras forçam o bancário a laborar num ritmo excessivo, mediante o cumprimento de metas exageradas, que, caso não sejam cumpridas, expõem o empregado às mais diversificadas formas de constrangimento, humilhação e ridicularização. O bancário sofre diversas consequências na sua saúde física e psíquica, comprometendo as suas relações laborais, sociais e familiares. Nessa senda, o presente artigo busca examinar o assédio moral organizacional no setor bancário, destacando a influência da tecnologia da informação na organização laboral dos bancos, além de apontar os contornos conceituais e os elementos caracterizadores dessa nova modalidade assediadora.
Para citar este item
https://hdl.handle.net/20.500.12178/146414Notas de conteúdo
Assédio moral organizacional: uma proposta de conceituação -- Elementos caracterizadores do assédio moral organizacional -- A influência da tecnologia na nova organização do trabalho -- O assédio moral organizacional nos bancosFonte
SANTOS, Claiz Maria Pereira Gunça dos. O assédio moral organizacional nas instituições bancárias. Revista eletrônica do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia, Salvador, v. 4, n. 6, p. 77-87, jul. 2015.Veja também
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