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Artigo de periódico

Reflexões sobre a organização coletiva de influenciadores digitais: reconhecimento, sofrimento e o lugar das plataformas digitais na experiência de trabalho

dc.contributor.authorBorges, Caio Afonso
dc.date.accessioned2023-06-28T19:51:20Z
dc.date.available2023-06-28T19:51:20Z
dc.date.issued2023-03
dc.identifier.citationBORGES, Caio Afonso. Reflexões sobre a organização coletiva de influenciadores digitais: reconhecimento, sofrimento e o lugar das plataformas digitais na experiência de trabalho = Reflections on the collective organization of digital influencers: recognition, suffering and the role of digital platforms in the work experience. Revista do Tribunal Superior do Trabalho, São Paulo, v. 89, n. 1, p. 215-233, jan./mar. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12178/217753
dc.description.abstract[por] Identifica desafios apresentados aos influenciadores digitais para a articulação de sujeitos coletivos a partir de reflexões sobre o lugar que as plataformas digitais ocupam na experiência laboral desses trabalhadores: como local de trabalho, como supereu do trabalhador e como espaço de mercado. Procurou-se compreender como as plataformas impactam no reconhecimento dos influenciadores enquanto sujeitos trabalhadores individual e coletivamente considerados. Por fim, o artigo explorou as possibilidades que podem ser usadas por influenciadores digitais a partir da reflexão do sofrimento enquanto afeto que mobiliza e permite a reunião de sujeitos coletivos para exercício de um direito de resistência.pt_BR
dc.description.abstract[eng] This article sought to identify challenges presented to digital influencers for the articulation of collective subjects, based on reflections on the role that digital platforms occupy in the work experience of these workers: as a workplace, as a superego and as a market space. We tried to understand how platforms impact the recognition of influencers as individually and collectively considered workers. Finally, the article explored the possibilities that can be used by digital influencers managing suffering as an affection that mobilizes and allows the gathering of collective subjects to exercise a right of resistance.pt_BR
dc.description.tableofcontentsDesafios ao reconhecimento do influenciador digital enquanto sujeito trabalhador individual e coletivo: Plataformas digitais como local de trabalho e supereu do trabalhador. Plataformas digitais como local de trabalho e como espaço de mercador -- Informalidade como óbice ao reconhecimento justrabalhista dos atores coletivos -- Possibilidades de resistências coletivas de influenciadores digitais: sofrimento como fio condutor do reconhecimentopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofRevista do Tribunal Superior do Trabalho: vol. 89, n. 1 (jan./mar. 2023)pt_BR
dc.subjectRelação de trabalho, inovação tecnológicapt_BR
dc.subjectAplicativo de tecnologiapt_BR
dc.subjectMarketing na internetpt_BR
dc.subjectRede social na Internetpt_BR
dc.subjectComércio informalpt_BR
dc.subjectPrecarização do trabalhopt_BR
dc.titleReflexões sobre a organização coletiva de influenciadores digitais: reconhecimento, sofrimento e o lugar das plataformas digitais na experiência de trabalhopt_BR
dc.title.alternativeReflections on the collective organization of digital influencers: recognition, suffering and the role of digital platforms in the work experiencept_BR
dc.type.genreArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.rvbisys1241963
dc.relation.ispartoflinkhttps://hdl.handle.net/20.500.12178/216997pt_BR

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