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Artigo de periódico
A gestão emocional como fator de inteligência para o combate da crescente litigiosidade no judiciário trabalhista brasileiro
Artigo de periódico
A gestão emocional como fator de inteligência para o combate da crescente litigiosidade no judiciário trabalhista brasileiro
A psicologia, como ciência que estuda os processos mentais e o comportamento humano, associa-se ao direito, desenvolvendo modelos de raciocínios e linhas de persuasão para resolução de conflitos. Diante dessa perspectiva inovadora, o artigo apresenta a aplicação da teoria da gestão emocional como fator de inteligência para o combate da crescente litigiosidade no judiciário trabalhista. A gestão emocional referenda o código humano, por meio do aprimoramento de como adquirir controle e domínio dos sentimentos, a compreensão das potencialidades psíquicas e desarme das armadilhas mentais, em consonância com a interpretação das ações e relações sinérgicas. O domínio das emoções deve estar presente na profissão de qualquer operador do direito, principalmente o juiz-humano, frente ao princípio da imparcialidade e comunicação linguística, segundo a ordem de um processo que proclame a verdade, seja no conflito de âmbito individual ou coletivo. O equilíbrio da balança consolida dois pontos determinantes, designados pela norma (razão) e os sentimentos (emoção), revelando o resultado construído por uma gestão de liderança, que faz destacar o judiciário trabalhista brasileiro no cenário da justiça.