Artigo de periódico
Reforma trabalhista: oportunidade para reconhecer os diferentes mercados de trabalho
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Reforma trabalhista: oportunidade para reconhecer os diferentes mercados de trabalho
Oferece algumas idéias para o debate sobre a reforma trabalhista que mais dia, menos dia, teremos de fazer. São apresentadas ainda em fase embrionária, pois resultam de reflexões que devem ser consideradas como muito preliminares. As reflexões partem do pressuposto de que o objetivo da reforma trabalhista dever ser oferecer aos trabalhadores e às empresas condições para negociar a redução dos custos de transação no mercado de trabalho. Como resultado dessas reflexões, estamos propondo uma estratégia para fazer a reforma trabalhista. O detalhamento da estratégia pode ser encontrado em uma versão anterior deste texto, publicado em Zylberstajn (2003).
Para citar este item
https://hdl.handle.net/20.500.12178/173753Notas de conteúdo
Imperfeições do mercado de trabalho -- Tendência à competição destruidora -- Assimetrias informacionais -- A questão da tributação da folha de salários -- A representação dos interesses coletivos dos trabalhadores -- Mecanismos de solução de impasses -- O teorema de Coase: base conceitual para a reforma trabalhista -- Oferecer opções: uma estratégia criativa e democrática para a reforma trabalhista -- Sugestões para alguns pacotes a serem oferecidos pela reforma trabalhistaFonte
ZYLBERSTAJN, Hélio. Reforma trabalhista: oportunidade para reconhecer os diferentes mercados de trabalho. Revista de direito do trabalho, São Paulo, v. 31, n. 117, p. 88-103, jan./mar. 2005Veja também
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