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Artigo de periódico

Trabalho e escola: a aprendizagem flexibilizada

dc.contributor.authorKuenzer, Acacia Zeneida
dc.date.accessioned2017-01-25T16:11:48Z
dc.date.available2017-01-25T16:11:48Z
dc.date.issued2016-12
dc.identifier.citationKUENZER, Acacia Zeneida. Trabalho e escola: a aprendizagem flexibilizada. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Brasília, DF, v. 20, n. 2, p. 13-36, dez. 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12178/100001
dc.description.abstractAnalisa a emergência da concepção de aprendizagem flexível, crescentemente incorporada ao discurso e às práticas pedagógicas da educação escolar e da educação profissional. Justificada pela crítica à rigidez de modelos únicos para alunos com diferentes trajetórias e interesses, ao conteudismo, à disciplinarização, a centralidade no professor e ao pouco ou nenhum protagonismo do aluno, apresenta como contraponto a flexibilização dos tempos e espaços de aprendizagem, mediados pelas novas tecnologias; o protagonismo do aluno; a construção colaborativa do conhecimento e a prática docente como organização de conteúdos e produção de propostas inovadoras de aprendizagem. Essa concepção compõe-se de categorias que aparentemente se confundem com as que constituem as teorias críticas, o que remete à necessidade de analisar as bases materiais que a geraram, para que se compreenda suas raízes, e por consequência, os interesses a que serve.pt_BR
dc.description.tableofcontentsO discurso pedagógico do regime de acumulação flexível -- Os pressupostos da aprendizagem flexível: para além do discurso -- A dimensão pragmatista da aprendizagem flexível -- A dimensão presentista da aprendizagem flexível -- A relação entre aluno, professor e conhecimentopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofRevista do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região: vol. 20, n. 2 (dez. 2016)pt_BR
dc.subjectMétodo de ensino, crítica, Brasilpt_BR
dc.subjectEducação, Brasilpt_BR
dc.subjectAprendizagem, Brasilpt_BR
dc.subjectProfessor, formação profissional, crítica, Brasilpt_BR
dc.subjectProfessor, formação profissional, modernização, Brasilpt_BR
dc.subjectCognição, Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino a distância, Brasilpt_BR
dc.titleTrabalho e escola: a aprendizagem flexibilizadapt_BR
dc.type.genreArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.rvbisys1083401
dc.relation.ispartoflinkhttps://hdl.handle.net/20.500.12178/99886pt_BR

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